Causa da Hiperêmese Gravídica Tanto a êmese quanto a hiperêmese estão associadas ao níveis do hormônio hCG que é produzido pela placenta. Quanto mais alto o nível deste hormônio maior a chance de êmese ou hiperêmese.
Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.
Mas como evitar enjoo na gravidez?
Algumas estratégias caseiras que podem ajudar a combater o enjoo matinal e os vômitos são:
Enjoos e mal-estar são comuns durante a gravidez, mas quando a vontade de vomitar ocorre com muita frequência e de maneira incontrolável, causando perda de peso e desidratação, é classificada como hiperêmese gravídica.
Embora após vomitar exista uma grande necessidade de eliminar o sabor que fica na boca, o melhor é apenas bochechar com água, pois o revestimento dos dentes fica sensível quando entra em contato com o conteúdo do estômago. Assim, deve-se esperar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.
Os remédios que podem ser usados antes de uma viagem para evitar o surgimento de enjoo são os anti-histamínicos, como o dimenidrinato ou prometazina, que são um grupo de medicamentos que bloqueiam os receptores H1 no cérebro, responsáveis pela resposta de náusea do organismo.
Alguns dos remédios que o médico pode prescrever para ajudar a tratar a diarreia são: