Nos séculos XVI e XVII, a lavoura canavieira e a criação de gado foram as atividades que contribuíram para a efetivação da ocupação do espaço brasileiro e sua expansão territorial. No século XVII, a descoberta de minerais provocou o deslocamento do povoamento de forma mais intensa para o interior.
Vamos analisar as principais atividades econômicas do Brasil cada uma separadamente: Século XVI: Nessa época nós podemos citar como principal meio de negocia a fabricação da cana-de-açúcar nos engenhos. O que trouxe muito dinheiro para a Coroa Portuguesa e fez com que possíveis invasores se afastassem.
A produção de açúcar realizada no Brasil tinha como finalidade o mercado externo. De acordo com historiadores, o ciclo do ouro representou o ápice da economia brasileira no período colonial. A atividade de mineração no Brasil tem início no final do século XVII com a descoberta das primeiras minas.
Já no século XIX, a atividade econômica predominante era a plantação e produção de café. Essa planta asiática foi a locomotiva da economia brasileira nos tempos imperiais, sendo fundamental para o surgimento do setor econômico que se desenvolveria no século passado: o industrial.
A CIDADE CONCENTRA DIFERENTES ATIVIDADES ECONÔMICAS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CIDADE SÃO A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. GERALMENTE, AS INDÚSTRIAS SE INSTALAM NAS CIDADES. NAS INDÚSTRIAS, OS OPERÁRIOS TRANSFORMAM MATÉRIAS-PRIMAS EM DIVERSOS PRODUTOS.