Exemplos
Modos gregos
O que são Modos Gregos? De uma maneira direta, os modos gregos nada mais são do que escalas que se originam dentro de uma outra escala, ou seja, a partir de inversões de escala.
Eles permitem trazer variações para as músicas, para criar diferentes sensações. No exemplo anterior, os modos gregos foram derivados da nota Dó, contudo, você pode aplicar a mesma lógica para criar modos para qualquer nota da escala maior natural.
Em seguida, é importante decorar a ordem dos modos:
Então para usar o modo grego em um improviso, você deve observar se está usando as notas que compõem os sete tipos de escalas. Outro ponto que você deve observar é sobre a sonoridade que você deseja passar. Para que você consiga escolher a escala mais adequada e que se harmonize com o som.
Modo Dórico Para Dorian, escreva a escala C maior, mas, em vez de parar na oitava (C), escreva o próximo grau da escala como se você estivesse subindo a oitava (D). Se apagarmos o C com o qual começamos, agora temos uma escala de 8 notas de D1-D2. Este é o segundo modo: D Dórico.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Campo Harmônico Maior O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos da harmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível).
Sim, 35 Notas Dessa forma chegamos à conclusão de que existem 35 notas musicais na organização ocidental. Contudo, mesmo que possam ser chamadas por nomes distintos existem apenas doze sons que podem ser usados.
Estudo Dos Tons Menores - Tom Am - Violao | Artes Cênicas | Som.
O acorde diminuto possui dois trítonos. Eles estão entre: o primeiro grau e a quinta diminuta; a terça menor e a sétima diminuta.
O acorde diminuto pode ser usado como acorde de passagem. Quando há, por exemplo a distância de um tom entre um acorde e outro de uma progressão, ele pode ser preenchido com um acorde diminuto.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
Função do Diminuto O diminuto possui apenas duas funções: a preparatória e a não preparatória. Como eu sei a diferença? O diminuto possui dois trítonos, a resolução vai depender da tonalidade ou do acorde que você está preparando. A sensível resolve na fundamental e a 5ª resolve na 3ª.
Esse tipo de acorde pode atuar como acorde de passagem entre os graus IV e V. Antes de mais nada, vamos dar nomes aos bois para não ficar tão abstrato: suponha que estamos campo harmônico de Dó maior. Os graus IV e V, portanto, serão os acordes F e G. Já o acorde #IVm7(b5) vai ser o acorde F#m7(b5).
Montando o acorde Na mesma linha de raciocínio, pegue o quinto grau (Sol) e diminua um semitom, resultando em Solb. E por fim, pegue o sétimo grau ou a sétima maior, e ao invés de diminuir um semitom, você irá diminuir um tom, gerando a nota Sibb,a qual tem a mesma sonoridade da nota lá.
Em música, uma quinta é o intervalo entre uma nota musical e outra, que esteja a quatro graus de distância da primeira, dentro de uma escala. De acordo com o número de semitons entre uma nota e outra, a quinta pode ser considerada justa (7 semitons), aumentada (8 semitons) ou diminuta (6 semitons).
A tríade aumentada é formada pela nota fundamental, pela terça maior (2 tons da fundamental) e pela quinta aumentada (4 tons da fundamental), e consiste no empilhamento de duas terças maiores (3ª maior + 3ª maior). Para obtermos um acorde aumentado basta adicionar um semitom ao quinto grau (5ª) de um acorde maior.
Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.
Resumidamente, Intervalo é a “distância” entre duas notas musicais. Essa distância é medida em tons e semitons. Por exemplo: Entre a nota Dó e a nota Mi, existe um intervalo de 2 tons. ... E uma terça é um intervalo de dois tons.
Um intervalo menor, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto. Um intervalo maior, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado. Um intervalo diminuto, quando decrescido de mais de um semitom, se transforma em um intervalo mais que diminuto, ou super diminuto.
Segunda o menor: distância de um semitom entre os sons. o maior: distância de dois semitons entre os sons. ... Sexta o menor: distância de oito semitons entre os sons. o maior: distância de nove semitons entre os sons.
Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos. Considere o rol composto por números reais {x1, x2, x3, …, xn}, e a média aritmética é representada por.
PONTO MÉDIO DE CLASSE: é o ponto que divide o intervalo de classe em duas partes iguais. Ex: em 49 |------- 53 o ponto médio x3 = (53+49)/2 = 51, ou seja x3=( l3 + L3 )/2.