Para evangelizar é importante conhecer a mensagem principal do Evangelho: Jesus Cristo é o filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados. Toda evangelização precisa ser centrada nessa mensagem. Deus nos criou e nos ama. Mas todos nós pecamos e isso nos afasta de Deus.
16:15) Todo cristão tem o dever de evangelizar, em obediência ao Senhor. Temos o dever de proclamar a glória de Cristo a todos que passarem por nossas vidas. Evangelizar deve ser um estilo de vida e não apenas um evento esporádico.
Para uma instituição cristã, “o empenho em anunciar o Evangelho aos homens do nosso tempo, animados pela esperança, mas ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia, é sem dúvida alguma um serviço prestado à comunidade dos cristãos, bem como a toda a humanidade”.
Significado de evangelista Nome dado a cada um dos quatro autores dos evangelhos que escreveram a vida e a doutrina de Jesus Cristo: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. O sacerdote que lê ou canta o Evangelho. Em certas Igrejas protestantes, o fiel que desempenha a função de pastor.
“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana”. “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego”. “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Jeremias 17:14 – “Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo”. Romanos 12:12 – “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. Salmos 33:20 – “Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção”.
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15)
Significado de Ide Locomover; mover-se de um local para outro: ir ao show; o carro vai à cidade; foi-se embora.
Não se trata de um chamado específico para uma pessoa, mas o chamado para tantos quantos creem no Senhor Jesus. O ide significa que se estamos em Jerusalém, na Judeia, em Samaria, ou mesmo em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro, então devemos fazer discípulos. Não importa o lugar, seu ministério ou chamado.
Resposta. Resposta: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
Acolher os enviados de Jesus é acolher o próprio Jesus. “Quando entrardes em uma casa, permanecei ali até a vossa partida. ... Faz parte do ser da comunidade dos discípulos de Jesus anunciar ao mundo todo o que Deus realizou através de Jesus Cristo: “morrendo, destruiu a morte e, ressurgindo, deu-nos a vida”.
“Então Ele disse: vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Essas foram as últimas palavras de Jesus aos seus discípulos antes de subir aos céus definitivamente.
O significado dos 72 é simbólico, indica que todos são enviados em missão a partir da fé em Jesus Cristo: todos os batizados são enviados a testemunhar o amor de Deus através do seguimento de Cristo morto e ressuscitado. São Lucas nos apresenta uma catequese sobre a missão como consequência da fé.
Quais as recomendações dadas aos discípulos, no Getsêmani?...
Sempre abrir. “No Getsêmani foi que meu Jesus orou, se entregando ao Pai mais uma vez. Logo vieram pessoas para o levar para a maior das provações. Ele tanto amou tudo suportou.
De acordo com os quatro evangelhos, logo após a Última Ceia, Jesus resolveu dar uma volta para orar (João 18:1). Mateus e Marcos identificam o lugar como sendo o jardim conhecido como Getsêmani. Jesus estava acompanhado de Pedro, João e Tiago, filho de Zebedeu, a quem Jesus pediu que permanecessem acordados e orassem.
Ao orar disse a seu pai: SE POSSIVEL PASSE DE MIM ESTE CÁLICE. Todavia se não for possível faça a tua vontade Pai. Mas a agonia era sua, teria que passar sozinho, sem discípulos, amigos, seguidores e sem o pai. Como homem ele recuava diante da cruz, da morte.
Jesus pediu ao Pai que deixasse passar dEle o cálice (potērion) do sofrimento. No A[ntigo] T[estamento], o cálice é um símbolo de julgamento e retribuição (cf.
42). Um tempo no Getsêmani transforma Jesus e Ele está novamente no controle da história – depois de entregar o controle de sua vida nas mãos de Deus – COMO PRECISAMOS DISSO, entregar o controle de nossas vidas nas mãos de Deus. Depois de passarmos pelo Getsêmani estaremos prontos para enfrentar qualquer situação.
No versículo 9, de Lucas 11, Ele continua ensinando: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á”. A única maneira de aprendermos a orar é orando.