Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita).
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares.
– zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. – zona temperada do sul: entre o trópico de capricórnio e o circulo polar antártico. ... – zona polar do sul: abrange as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico.
Com isso, algumas partes do planeta recebem mais ou menos luz solar, o que impacta diretamente no clima da região (clima, vegetação, temperatura, entre outros). As zonas climáticas foram criadas para poder estudar melhor essas diferentes zonas de incidência solar, com suas peculiaridades climáticas e de biodiversidade.
Isto é, essas áreas com climas distintos dependem de fatores relacionados a latitude e longitude. São essenciais para o desenvolvimento de diferentes biomas, com variadas características, fazendo com que haja grande biodiversidade na terra, principalmente fauna e flora.
Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Subtropical, Tropical atlântico.
ZONA INTERTROPICAL Tem a maior temperatura e pluviosidade da Terra. Sua grande luminosidade resulta em fauna e flora variadas, concentrando a maior biodiversidade do mundo. Nela estão as florestas tropicais (como a Mata Atlântica) e equatoriais (como a do Congo e a da Amazônia).
Resposta. Porque o Sol ilumina a Terra de forma diferente em cada região, isso influencia o clima geral do planeta, gerando as zonas térmicas. Por exemplo, o Sol é mais incidente na Linha do Equador e por isso a região é mais quente.
Zona intertropical
Resposta. Os paralelos ajudam a determinar os pontos de maior incidência de raios solares na Terra determinando assim as Zonas Tropical, Zonas Temperadas, Zonas Polares. A região entre 60º a 90º de Latitude correspondem a zona polar.
que são Zonas Térmicas: As zonas térmicas são as diferentes zonas de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do sol. As zonas térmicas ou zonas de iluminação estão divididas em: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.
Por causa dos solstícios, essas zonas são mais iluminadas durante seis meses e menos iluminadas durante o restante do ano, alternando, assim, o frio e o calor. Essa faixa climática abrange as áreas posicionadas entre os trópicos e os círculos polares.
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo, o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).
Grande parte do território brasileiro fica localizado na zona térmica tropical – entre o trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. A zona térmica tropical é onde a luz solar fica de forma praticamente vertical em sua superfície. Também é conhecida como zona tórrida do planeta.
Resposta: Zona Tropical, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Está inserido na Zona Tropical.
O território brasileiro encontra-se majoritariamente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (zona intertropical) e uma menor parte localizada abaixo do trópico de Capricórnio e acima do Círculo Polar Antártico (zona temperada sul).
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.
Grande parte do território brasileiro está localizado entre os trópicos, porém uma pequena parte do território está localizada ao sul do trópico de Capricórnio, o que torna a temperatura da região bem amena, em relação à maior parte do país.
O nosso país encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: a maior parte no hemisfério sul, uma pequena parte no hemisfério norte e todo o seu território no hemisfério oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao Sul pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% de sua área em uma zona tropical.
zona térmica intertropical
zona térmica tropical
Além da zona tropical existem mais 4 tipos de zonas térmicas: a Polar Ártico, entre o Polo Norte e Círculo Polar Ártico; a Temperada Norte, entre o Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer; Temperada Sul , entre o Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártica, entre o Círculo Polar Antártico e o Polo Sul.
Zona Térmica Tropical
Resposta. Explicação: 1/ Entre os dois trópicos e com a Linha do Equador ao centro, está a Zona Tropical, onde as temperaturas são mais elevadas, pois os raios solares atingem a superfície com mais intensidade. É nessa faixa que está localizada a maior parte do território brasileiro.
Resposta: zona térmica tropical – entre o trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.