bacia de drenagem. Área de um sistema de escoamento de águas superficiais, originadas de nascentes e/ou de chuva, ocupada por um rio e seus tributários e limitada pela cumeada (interflúvio) que divide topograficamente esta área de outra(s) bacia(s)de drenagem vizinhas(s).
Resposta. A rede de drenagem são canais que são conectados entre si e que drenam a água da chuva, é também chamado de rede hidrográfica.
Pode-se distinguir dois tipos importantes de redes de drenagem: as redes artificiais, construídas nas cidades pelo ser humano, e as redes naturais, compostas pelos rios e lagos.
Em hidráulica, canal é uma vala artificial, que pode ou não estar revestida de material que lhe dê sustentação e que se destina a passagem da água. Um canal de navegação é um "caminho" na água, que se encontra balizado por forma a criar um esquema de separação de tráfego que garanta a segurança da navegação.
É um entalhe profundo formado pelas torrentes, pouco sinuoso ou retilíneo, com perfil em V, e onde se encontram detritos dos mais variados calibres.
Um canal aberto destina-se ao escoamento final das águas pluviais, oriundas, nas cidades, do sistema inicial de drenagem, a microdrenagem. Ele pode ser natural ou artificial e este apresentar revestimento de grama ou de material artificial.
Já quando é adotado um canal retangular, a formula em questão será P=B + 2H. Assim é observado que a equação de Manning pode ser considerada como uma conservação do momento, expondo como a velocidade dependerá da rugosidade.
Fórmula de Manning
A altura da lâmina de água nos tubos de esgoto sanitário, por norma, deve ser projetada para meia seção ou, no máximo, a 2/3 ou 75% do diâmetro. Isso, para deixar espaço para o escapamento dos gases que normalmente se formam no seu interior.
Vazão à seção plena. Vazão quando a lâmina é 100%. Em geral é menor que a vazão máxima, pois o perímetro molhado é máximo.
A relação entre a área da seção transversal e do perímetro molhado da região anular determina o diâmetro hidráulico, que é equivalente a quatro vezes o valor do raio hidráulico.
Para o dimensionamento das galerias de águas pluviais pelo Método Racional, em síntese, utiliza-se a Tabela 1, baseada na equação de Manning que fornece o valor da velocidade e vazão para um certo diâmetro comercial arbitrado.
VAZÕES DO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL Q = (C x I x A) / 3,6 onde: Q = vazão em m³/seg. C = coeficiente de escoamento superficial, adimensional. A = área da bacia, em ha.