É preciso reivindicar a fim de que a saúde seja valorizada no Brasil. Ainda que o país enfrente uma crise, os investimentos na saúde não devem ser cortados, visto que parte dos cidadãos dependem dessa assistência.
A área da Saúde é conhecida pela rotina de trabalho árduo e estressante e pela contínua pressão de reduzir sofrimentos e salvar vidas. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde define-se por um estado dinâmico de bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doenças.
O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento.
A política serve como um gatilho para as ações realizadas entre os indivíduos na sociedade. Ou seja, ela desenvolve a sociedade como um todo e faz parte da estrutura social sendo crucial para a vida em sociedade.
A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.