EQST

Quais So As Trs Fases Do Atendimento Inicial?

Quais são as três fases do atendimento inicial?

O atendimento inicial à vítima de trauma se divide em quatro etapas seqüenciais: 1) Controle de cena; 2) Abordagem primária; 3) Abordagem secundária; 4) Sinais vitais e escalas de coma e trauma.

Quais são as fases do trauma?

Perante este entendimento, são propostas atualmente três fases para as condições de avaliação da cinemática do trauma: pré-colisão, colisão e pós-colisão (PHTLS, 2007)....Essa energia existe em cinco formas físicas, cuja descrição você acompanha mais adiante:

  • Mecânica.
  • Química.
  • Térmica.
  • Irradiação.
  • Elétrica.

Quais são os tipos de traumas?

Dependendo do tipo de lesão, os traumas podem ser divididos em três categorias:

  • penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas;
  • contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões;

Quais as etapas cumpridas no APH?

Compreende, portanto, três etapas:

  • Assistência ao paciente na cena (no local da ocorrência);
  • Transporte do paciente até o hospital;
  • Chegada do paciente ao hospital.

O que se deve avaliar no mecanismo do trauma?

A cinemática do trauma, como vimos, é a análise das condições em que ocorreu o acidente. É primordial estudar a cena e considerar, entre outros fatores, a direção do impacto, a velocidade, o tamanho do paciente e os sinais de liberação de energia.

O que é o mecanismo do trauma?

Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.

O que é Xabcde do trauma?

O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.

São avaliados na cinemática do trauma?

A cinemática do trauma é caracterizada como o processo de avaliação da cena de um acidente para determinar quais lesões pode ter ocorrido das resultantes forças que agem sobre um corpo. Esta avaliação é fundamental, pois determinará a sua avaliação que o corpo sofreu com as forças que atuam em um acidente.

Quais os tipos de lesões na colisão frontal?

A colisão frontal tem o que se chama de efeito tesoura porque cabeça e tronco são projetados violentamente para frente produzido lesões de face, cabeça, pescoço, lesões internas no abdome e coluna lombar. A vítima nessa condição tem 25 vezes mais possibilidade de ir a óbito.

Quais os tipos de lesões encontradas na colisão lateral?

Colisão Lateral As principais partes de um corpo atingidas por este tipo de acidente constituem geralmente com a rotação de pescoço, bem como lesões na parte lateral do corpo, como braços, pernas, costelas, etc.

O que é a biomecânica do trauma?

Segundo o enfermeiro, biomecânica do trauma é o processo de avaliação da cena de um acidente para determinar quais lesões podem ter decorrido da resultante de forças. Já o trauma é a lesão caracterizada por alteração estrutural e fisiológica.

Quais são os tipos de fraturas?

A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas: Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente; Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente.

O que é Pré-colisão?

Fase pré-colisão: Inclui eventos que precedem o incidente ou condições prévias do acidente. Ex: Avanço de sinal, alta velocidade, pista escorregadia, ingestão de bebidas alcoólicas, etc. Fase de colisão: Começa no momento do impacto entre um objeto em movimento e um segundo objeto.

O que é trauma aberto e fechado?

No aberto existe solução de continuidade da pele; enquanto que no fechado, também denominado contusão abdominal, a pele está íntegra, sendo que os efeitos do agente agressor são transmitidos às vísceras através da parede abdominal, ou se dão por contragolpe ou desaceleração.

O que é um trauma fechado?

No trauma fechado, duas forças estão envolvidas no impacto: mudança brusca de velocidade (aceleração ou desaceleração) e compressão. Elas podem ser resultantes de quedas, colisões automobilísticas, acidentes com pedestres, agressões, etc. Quando um veículo se choca contra um obstáculo fixo, ocorrem duas colisões.

Qual a diferença entre traumatismo abdominal aberto e fechado?

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.

O que é um trauma abdominal fechado?

O trauma abdominal fechado pode ser associado à fratura da pelve, que leva à perda adicional de grande quanti- dade de sangue par a cavidade abdominal ou retroperitônio, sem sinais exter- nos de hemorragia.

O que é trauma abdominal fechado indireto?

O trauma abdominal fechado pode ser associado à fratura da pelve, que leva à perda adicional de grande quanti- dade de sangue par a cavidade abdominal ou retroperitônio, sem sinais exter- nos de hemorragia.

Qual a avaliação que devemos fazer em caso de trauma abdominal?

Inspeção. Lesões penetrantes, por definição, causam ruptura da pele, mas os médicos devem se certificar de inspecionar o dorso, região glútea, flanco e parte inferior do tórax além do abdome, particularmente quando há lesão por arma de fogo ou explosivos.

Quais os cuidados de um paciente com traumatismo abdominal?

Administrar oxigênio; Monitorizar a oximetria de pulso; • Controlar sangramentos externos; • Instalar acesso venoso; Realizar a reposição volêmica. Cuidados com objetos empalados/encravados.

O que fazer com paciente Poli-traumatizado?

O tratamento hospitalar ao politraumatizado inicialmente inclui a preparação do ambiente para o paciente buscando o material de entubação, soluções salinas aquecidas, preparo dos monitores, comunicação com a radiologia para que esta se prepare.

Qual o primeiro procedimento no atendimento à vítima de trauma?

A primeira verificação deve ser feita pelo método AVDI: Alerta, resposta a estímulo Verbal, resposta a estímulo Doloroso ou inconsciente aos estímulos. Depois da primeira classificação, o paciente deve passar por um novo teste ao chegar na unidade de atendimento. Exposição com controle da hipotermia.

Qual o protocolo de trauma?

O protocolo de trauma, na verdade, é um conjunto de cuidados básicos extremamente importantes em algum evento acidental que visa garantir a sobrevivência dos envolvidos.

Qual é o protocolo de avaliação para uma vítima traumatizada?

Consiste em padronizar o sistema através da sequência de atendimento ABCDE, através da avaliação inicial ou primária e da avaliação secundária, após a estabilização da vítima. A avaliação inicial ou primária visa a identificação das lesões e estabilização simultânea do paciente vítima de trauma.

O que é protocolo ATLS?

A 10ª edição do programa Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS), do inglês Advanced Trauma Life Support, trouxe diversas novidades e recomendações sobre o manejo e atendimento emergencial de paciente com diversos tipos de trauma.

Quais as 6 etapas da abordagem primária do trauma?

Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).