A história de como surgiu o Dia do Estudante nos remete à data de 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país em São Paulo e Olinda (mais tarde transferido para Recife).
Existe no calendário brasileiro um dia especial para homenagear todos os estudantes, que com dedicação e empenho valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Estudante ressalta a importância e a necessidade dos estudos na vida dos cidadãos.
Para trabalhar essa data comemorativa tão importante, selecionamos algumas sugestões para trabalhar em sala de aula com os alunos:
Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante, que também pode ser chamado de "Dia do Aluno".
Foi lá em agosto de 1827, nesse mesmo dia 11, que o estudante ganhou uma data com seu devido reconhecimento. Tudo isso só foi possível devido aos dois primeiros cursos de ciências sociais e ciências jurídicas que surgiram aqui no Brasil, fundados por D. Pedro I.
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827. A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, foram criadas por D. Pedro I.
Portanto, que a data de 24 de março nos faça relembrar de que, também hoje, os estudantes têm de ter uma palavra no futuro de Portugal!
Por se tratar do aniversário da criação dos cursos de Direito, também no dia 11 de agosto se comemora o Dia do Advogado. Outros países costumam comemorar o Dia do Estudante no dia 17 de novembro, em homenagem à resistência estudantil a uma ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939.
A data foi inicialmente escolhida pela equipe do senador norte-americano Gaylord Nelson. ... De olho nessa possível mobilização dos jovens, a equipe de Nelson escolheu o dia de 22 de abril para ser o Dia da Terra devido a uma questão prática: se encaixava no ano letivo entre o feriado da primavera e o período de provas.
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro.
Lembrancinha dia dos Professores: +50 ideias simples e fáceis!