A sucessão ecológica primária acontece em ambientes que anteriormente não haviam sido ocupados por outros organismos, ou seja, em áreas praticamente sem vida. Essa situação ocorre, por exemplo, em afloramentos rochosos, superfície de areia com exposição recente e lava vulcânica recém solidificada.
A sucessão ecológica é o processo gradual de mudanças da estrutura e composição de uma comunidade. Representa um processo ordenado de mudanças no ecossistema, incluindo alterações no ambiente físico pela comunidade biológica, até alcançar o fase de clímax. ... Nessa fase ocorrem mudanças significativas na comunidade.
De maneira geral, as mudanças causadas pela sucessão ecológica são retroalimentadas pela complexidade do ecossistema. Ou seja, os seres vivos ao interagirem com um local, o ambiente se modificada e possibilita que outros grupos colonizem a mesma região.
Na floresta tropical a vida animal e vegetal nem sempre é encontrada sobre o chão da floresta, mas sim nas folhagens das árvores muito acima do chão, conhecido como dossel. O dossel, que pode ter mais do que 25 metros de altura, é resultado da sobreposição dos galhos e folhas das árvores.
O Grupo Ecológico é uma empresa que tem como missão formar opinião de qualidade sobre sustentabilidade, para ampliação da consciência e mudança de comportamento das pessoas e organizações.
c) No estágio X, a incorporação e a liberação de carbono é praticamente igual, pois na comunidade clímax a taxa fotossintética é equivalente (ou quase) à taxa respiratória. Já no estágio Y (comunidade pioneira), a incorporação de carbono é maior do que a sua liberação, pois ocorre mais fotossíntese do que respiração.