As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.
Pintura do românico se refere à pintura produzida ao longo do período da história da arte ocidental conhecido como românico, que vigorou na maior parte da Europa entre meados do século X e meados do século XII, desenvolvendo-se em um período de relativa prosperidade no continente, após uma fase de grandes invasões e ...
Temas bíblicos e religiosos marcam a pintura românica. Geralmente, essas pinturas adornavam as igrejas e catedrais da época. Era utilizada a técnica do afresco, em que a pintura era feita sobre uma parede úmida. ... Feitas em cores vivas e fortes, elas preenchiam as paredes dos templos religiosos.
Combinando características de antigos edifícios romanos e bizantinos e outras tradições locais, a arquitetura românica é conhecida pela sua enorme qualidade, paredes grossas, arcos redondos, pilares resistentes, abóbadas de berço, grandes torres e arcadas decorativas.
A estrutura das igrejas românicas são mais complexas que a das paleocristãs. Estando mais próxima da arquitetura romana no seu aspecto apresenta naves de abóbadas de pedra em vez de travejamento de madeira. A igreja românica é precedida por um átrio ladeado de pórticos que faz a ligação à igreja através de um narthex.
Nos séculos X, XI e XII predominavam as construções em estilo românico, que apresentavam características como: arcos arredondados, paredes baixas e grossas, colunas grandes, janelas pequenas e interior pouco iluminado. Mais tarde, entre os séculos XII e XV, as construções passaram a adotar o estilo gótico.
A pintura medieval desconhecia a perspectiva, as figuras humanas eram chapadas e rígidas, não seguindo nenhuma perspectiva ou volume. Os santos eram representados sempre com olhar fixo e halo (luz em forma de círculo ao redor da cabeça) e fundo em ouro.
Dois estilos artísticos predominaram na arte medieval: o românico e o gótico. As construções em estilo românico se desenvolveram nos séculos X, XI e XII. Suas principais características foram: arcos redondos, paredes baixas e grossas, grandes colunas, janelas pequenas e interior pouco iluminado.
Artes. A Escultura é a arte das formas espaciais em terceira dimensão, isto é, seu significado está na transformação da matéria bruta em peças com significado. ... Das artes plásticas, a escultura é uma das que mais estabelecem interação com o grande público.
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião. No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas.
A função do arcobotante é auxiliar aos arcos principais e às paredes. O arcobotante trata-e de um tipo de construção que possui a forma de meio arco, de forma a ser erguida na parte exterior de construções para apoiar as paredes.
Em relação ao estilo gótico, a arte românica apresentava um caráter mais austero e inflexível com planos maciços e fortes donde suas construções seguiam o padrão da horizontalidade. A arte românica recebe esse nome uma vez que suas construções estiveram inspiradas no estilo desenvolvido durante o império romano.
As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.
São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.
Assim, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval. Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.
Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.