Significado de Tonal adjetivo Música Relativo ao tom ou à tonalidade.
Independentemente de uma determinada música ter sido composta com base em uma sonoridade maior ou menor (escala maior ou menor), o sistema tonal tem por base que o repouso da música sempre se dará na nota tônica ou primeiro grau da escala (seja ela maior ou menor). ...
A sensível ou subtônica na teoria musical é um dos graus da escala musical e, na música tonal e no modo maior das escalas representa o sétimo grau, isto é, a sétima nota da escala ou do modo, localizado após o grau superdominante.
Música modal é música feita com o emprego dos modos. Esse tipo de música tem uma tonalidade e uma escala definidas, mas se diferencia da música tonal por não empregar as relações funcionais dessa música.
O III e o VI grau são chamados de graus modais, pois estes modificam o modo da escala. Se do I grau para o III for uma terça menor e do I para o VI uma sexta menor, temos uma escala menor e não mais uma escala maior.
A tônica (I grau), a subdominante (IV grau) e a dominante (V) grau) de uma escala são chamados graus tonais. A mediante (III grau) e a superdominante (VI grau) são chamados graus modais, pois determinam o modo de uma escala.
O I grau (Tônica) é o mais importante da escala, pois, ele é quem dá nome a escala e que a termina de um modo completo sem deixar dúvida. Os demais graus tem afinidade absoluta com ele. Depois do I grau, os graus mais importantes da escala são: V (dominante) e o IV (subdominante).
Ré (1º grau), Mi (2º grau), Fá (3º grau), Sol (4º grau), Lá (5º grau), Si (6º grau), Dó (7º grau). Então, se alguém pedisse, digamos, o 3º grau de Ré, você saberia que se trata da nota Fá. Observe que estamos trabalhando dentro da escala de dó maior nesses exemplos todos.
Graus Disjuntos – são os que têm um ou mais graus intermediários. A Escala Diatônica é formada por 8 graus, tendo cada um sua função especial.