EQST

O Que Pode Ser Moleira Funda?

O que pode ser moleira funda?

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

Como deve ser a moleira do bebê?

Cada bebê é único e essa máxima também vale quando se fala de moleira: a fontanela pode parecer mais funda porque os pedacinhos do crânio podem estar interpostos um pouco mais altos do que a região molinha ou, em caso de parto normal, também é comum que a cabecinha fique um pouco disforme.

Qual o tamanho exato da moleira do bebê?

A fontanela anterior (bregma) tem a forma de losango, com tamanho variando entre 1 e 3 cm. O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido.

Quais os riscos da moleira do bebê?

- A demora no fechamento pode indicar problemas como a hidrocefalia, que é o acúmulo exagerado de água no cérebro. - A pulsação da moleira, resultado da pressão arterial no cérebro, é normal, especialmente quando a criança chora. Só deve preocupar se for muito forte e o bebê apresentar outros sintomas, como febre.

Qual a importância da fontanela?

Além disso, diz o professor, as fontanelas permitem que os ossos do crânio se movimentem e, com isso, a cabeça do bebê passa de maneira mais fácil pelo canal vaginal na hora do parto.

O que são Fontículos cite a localização e importância funcional?

Estas áreas fibrosas são denominadas fontículos (ou fontanelas). São elas que permitem, no momento do parto, uma redução bastante apreciável do volume da cabeça fetal pela sobreposição dos ossos do crânio. Esta redução de volume facilita a expulsão do feto para o meio exterior.

Quais são as fontanelas do RN?

O crânio do recém-nascido possui quatro fontanelas, a fontanela anterior ou bregmática, a fontanela posterior ou lambdóidea e as fontanelas mastóidea e a esfenoidal.

O que se avalia com o índice de Apgar?

Consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1, 5 e 10 minutos de vida. Os aspectos avaliados são: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2.

O que é Apgar e para que serve?

O escore de Apgar, também chamado de índice de Apgar ou escala de Apgar, é um dos métodos mais utilizados para a avaliação imediata do recém-nascido (RN), principalmente, no primeiro e no quinto minutos de vida.

O que é Apgar 9 9?

A escala de APGAR, também conhecida como índice ou escore APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra após o nascimento.