Já se quisermos calcular a variação desde dezembro de 1993, o cálculo é o mesmo:
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - que mede inflação percebida por famílias com renda entre um e cinco salários mínimos mensais - fechou 2020 em 5,45%, a maior taxa desde 2016 (6,58%), após alta de 4,48% em 2019.
Tabela INPC:
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou 2019 com alta de 4,48%. O percentual é 1,05 ponto percentual (p.p.) acima do ano anterior, quando ficou em 3,43%. O resultado foi divulgado hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O acumulado de setembro de 2019 a agosto de 2020 ficou em 2,94%. Esse índice acumulado do INPC de 2,94%, deverá reajustar os benefícios dos participantes dos Planos I, II e V (optantes pela cláusula 44ª) do Banesprev a partir do mês de setembro de 2020.
Os aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais do que um salário mínimo terão reajuste de 5,45% neste ano. No ano passado, o reajuste tinha sido de 4,48%. Com isso, o teto do INSS, valor máximo pago pelo instituto, deve subir de R$ 6.
Calendário para quem recebe mais de um salário
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão começar a receber o benefício com reajuste a partir do dia 25 de janeiro. A data do pagamento vai depender do valor que o segurado recebe e qual é o final do número do benefício, sem considerar o dígito.
Com relação aos pagamentos, como o INSS já começou a depositar os benefícios de março aos segurados no calendário regular do programa, a antecipação do 13º salário deve ocorrer a partir do dia 26 de abril para a primeira parcela e 25 de maio a segunda.
Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro da 1º parcela do 13º salário seria depositado a partir do dia 26 de abril, até 8 de maio, por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS.
Neste cenário, quem ganha mais de um salário só começaria a receber no dia 3 de maio. Caso não seja possível entrar na folha de abril, o pagamento do 13º começaria a ser efetuado apenas a partir de 25 de maio, para aqueles de até um salário mínimo, e 1º de junho (acima do salário mínimo).