As casas coloniais do século XVIII da cidade de Mariana , em Minas Gerais tinham uma principal característica em comum: a simplicidade. ... As moradias dos mais pobres, mais conhecida como casas geminadas, eram feitas de pau-a-pique, e tinham em sua fachada, uma porta do meio e uma janela em cada lado.
Essas construções eram conhecidas por tejupares, palavra que vem do tupi-guarani (tejy=gente e upad=lugar). Com o tempo os tejupares melhoram e passam os colonizadores a construir casas de taipa. Com essa evolução começam a aparecer as capelas, os centros das vilas, dirigidas por missionários jesuítas.
As casas, em sua maioria, de dois pavimentos, eram formadas pelas varandas e pelo estábulo, que em geral ficavam no primeiro andar. Geralmente havia uma escada dentro dos estábulos que dava acesso à ala principal, no segundo andar, composta pela sala, dormitório, banheiro e cozinha (Figura 1).
O pau-brasil é muito conhecido, porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI.
O segundo ciclo econômico foi o da cana-de-açúcar que durou até o final do século XVIII. Entre os motivos que levaram os portugueses a cultivarem essa cultura, podemos destacar: as condições climáticas e pedológicas (solo) eram favoráveis à germinação.
a cana-de-acucar, foi trazido pelo Martim Afonso de souza para o Brasil... Mas foi bem explorado...e prejudicou muito as nossas antigas terras...
Essas feitorias serviram como ponto de armazenamento da primeira atividade econômica praticada no Brasil: a exploração do pau-brasil. ... Os portugueses ainda tinham de lidar com as invasões dos franceses, que adentravam o território, aliavam-se com indígenas hostis e exploravam as árvores de pau-brasil.
A exploração do Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica do país, logo após o descobrimento pelos portugueses, em 1500. ... A madeira foi a primeira riqueza que saltou aos olhos do portugueses que aqui chegaram junto com Pedro Álvares Cabral.
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI. A exploração dessa árvore foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.
A primeira mão de obra usada pelos portugueses no Brasil foi a indígena (depois dos negros africanos).
Para desenvolver a produção do açúcar, os portugueses utilizaram nos engenhos a mão de obra escrava, os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, posteriormente foi utilizada a mão de obra escrava africana, o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamente com os engenhos de ...
Resposta. Resposta: Mão de obra escravista ou assalariada.
A principal mão de obra utilizada pelos portugueses durante a colonização foi a dos escravizados indígenas e africanos. Estima-se que a escravidão tenha sido implantada no Brasil na década de 1530.
Resposta. Para a extração de pau-brasil foi utilizada a mão de obra escrava nativa, ou seja, os índigenas. O trabalho de extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado.
No Brasil no período pré-colonial(1500-1532) foi utilizada mão-de-obra indígena LIVRE, era utilizada a prática de escambo, trocas entre objetos portugueses pela força de trabalho dos índios.
Outro povo utilizado como mão de obra escrava no Brasil foram os negros africanos, chegaram ao nosso país através de navios negreiros.