Se caracterizam pela existência de objetivos, planejamento, divisão do trabalho e estrutura hierarquizada. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.
As organizações são poderosos instrumentos sociais, possíveis através da coordenação de um certo número de pessoas e satisfazem as diversas necessidades da sociedade e de seus componentes. ...
A organização formal é pautada pela lógica e racionalidade, enquanto a informal está ligada à espontaneidade. O termo organização remete a uma infinidade de possibilidades para ser vivido tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento.
Quais são os quatro princípios importantes na hora de departamentalizar as atividades de uma empresa? ... Princípio de maior uso, Princípio de maior interesse, Princípio de separação do controle e Princípio da supressão da concorrência.
Este tipo de departamentalização envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza deles.
Departamentalização por função ou funcional: é uma das mais comuns. Nela, os funcionários são agrupados conforme a função que exercem na empresa. Sua vantagem é tirar o maior proveito das especialidades. A desvantagem é inibir uma visão holística dos processos de produtos finais.
A departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior.
A necessidade da departamentalização surge à medida que as empresas se tornam maiores por se envolverem em atividades das mais diversificadas, caracterizando indispensabilidade da divisão das principais atividades e tarefas organizacionais, transformando-as em responsabilidades departamentais ou divisionais.
A estrutura organizacional matricial é uma solução para empresas que precisam de uma organização mais fluida e dinâmica, com uma funcionalidade menos enrijecida ou burocrática. Isso porque é uma estrutura que descentraliza a responsabilidade e a autoridade, além de formar equipes com membros de diversas especialidades.
Ser funcional pode ser compreendido como a capacidade de aprender a ser livre para ser o que se é realmente. Ter capacidade de lidar com a vida. Garantir bons relacionamentos, pessoais e profissionais. A lista pode ser grande e variar de pessoa para pessoa.
Dimensão Funcional É caracterizada pela forma de utilização dos espaços. Um tapete pode servir tanto para um encontro e comunicação quanto um canto de construções, por exemplo. Dessa maneira podemos falar em canto das construções, do jogo simbólico, da música, da biblioteca, etc.