R: Primeira providência que se deve tomar para sarar dedos machucados é colocar a ave em gaiola com piso macio. Pode ser forrado com uma espuma de colchonete. Se estiverem quebrados, os dedos devem ser imobilizados com pequenos palitos de madeira e esparadrapo.
Quando a ave apresenta feridas externas de pequeno ou médio tamanho, e pouca profundidade, a primeira coisa a se fazer é limpá-las. Para isso, pode ser utilizado soro fisiológico ou água oxigenada misturada em 50% de água. Em caso de feridas profundas ou com sangramentos, é preciso agir com muita rapidez.
5 passos para curar uma ferida mais rápido
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.
O tratamento para escara com pomada pode ajudar a cicatrizar a escara mais rapidamente. Um bom remédio é o óleo Dersani, que pode ser comprado em qualquer farmácia. Basta aplicar o óleo nas regiões com escaras superfícies e nas regiões mais propensas ao seu desenvolvimento.
– O tempo de permanência da membrana na lesão aumenta conforme a evolução do tratamento, podendo chegar a 12 dias, caso não exista sinais de infecção, mau cheiro, contaminação por urina ou fezes. – Em lesões localizadas na região sacra (próximo ao cóccix) é preciso tomar cuidado para não contaminar o curativo.
As escaras são feridas causadas pela falta de movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção (acamadas ou cadeirantes). Para evitar o surgimento de escaras, é preciso movimentar a pessoa a cada duas horas, além de manter uma rotina de higiene do leito e de hidratação da pele.
O reposicionamento frequente e o cuidado meticuloso da pele são as melhores formas de prevenir úlceras de decúbito. O tratamento inclui limpeza, remoção da pressão da área afetada, curativos especiais e, às vezes, antibióticos e/ou cirurgia.
Elas são causadas por pressão não aliviada em combinação com fricção, forças de cisalhamento e umidade. Fatores de risco incluem idade > 65 anos, circulação prejudicada e perfusão tecidual, imobilização, desnutrição, perda de sensibilidade e incontinência.
Como usar: Aplicar Óleo de Girassol Dermaex nos locais desejados sempre que necessário. Para PREVENIR úlceras de pressão (escaras), passar na pele limpa de 3 a 4 vezes ao dia, principalmente nas áreas mais fácies de aparecer feridas (ombros, cóccix, costas, lateral externa da coxa, calcanhar e joelhos).
Para a limpeza dos resíduos de esparadrapo e da cola que fica no local, passe um óleo ao redor da ferida. Pode ser de girassol ou amêndoa. Passe com cuidado, usando algodão, gaze ou uma toalhinha que só deve ser usada para isso. Limpe bem e sem medo.
Aplicar o Óleo de Girassol Dermaex na ferida, cobrir com gaze e embeber esta gaze com mais óleo. Aplicar gaze em cima daquela úmida e fechar o adesivo com micropore, esparadrapo ou atadura. Importante: Faça o curativo de 1 à 2 vezes ao dia.
Estudos em animais demonstram que a aplicação tópica de óleo de semente de girassol acelerou o processo da cicatrização no 7º e 21º dias, reduzindo a área e aumentando a contração das feridas por promover a aceleração da formação do tecido de granulação e a epitelização2.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Quais os melhores óleos para cozinhar?
Compare 10 óleos vegetais antes de fazer a escolha mais saudável
azeite de oliva