Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.
Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Veja a seguir as principais características desses grupos!
Como exemplos de artrópodes, podemos citar as abelhas, lacraias, escorpiões, aranhas, lagostas e caranguejos....A divisão mais conhecida e trabalhada nos livros didáticos, no entanto, é aquela que agrupa os artrópodes em cinco grupos:
Os miriápodes possuem uma cabeça e um tronco alongado, com muitos segmentos, que possuem pernas. Habitam locais terrestres úmidos, pois não possuem cutícula. Vivem escondidos embaixo de pedras, troncos e rochas.
Os quilópodes são animais velozes, carnívoros, sua alimentação faz-se à base de larvas e besouros. ... O seu corpo é alongado e achatado e divide-se em duas partes principais: cabeça e tronco, com um número variável de segmentos apresentando um par de patas por anel ou segmento, são animais que não se enrolam .
Myriapoda é uma superclasse dos artrópodes que agrupa os animais segmentados com um elevado número de pernas, como as lacraias e os piolhos-de-cobra. Os miriápodes são agregados com os Hexapoda (insetos e classes próximas) num grupo denominado Mandibulata, que inclui também os crustáceos.
Os miriápodes são artrópodes, os quais são divididos em quatro classes: os Quilópodes, que compreendem as lacraias; os Diplópodes, dos quais fazem parte o piolho-de-cobra; Pauropoda, dos quais integram os paurópodes e, por fim, o Symphyla, que são os sínfilos.
Os principais representantes dos quilópodes são as lacraias e as centopeias. Esses animais apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, sendo que de cada anel sai um par de patas. Alguns quilópodes podem apresentar até duzentos pares de patas.
Animal
Os piolhos de cobra são encontrados em troncos, folhas ou pedras, mas também podem aparecer dentro de residências. Isso porque eles procuram lugares úmidos para viver. ... Dessa forma, piolhos de cobra podem ser observados em florestas durante a noite, já que aparecem como pontinhos brilhantes espalhados pelo chão.
Onde tem piolho de cobra tem cobra? Piolhos de cobra, apesar do nome, não têm relação nenhuma com cobras.
O piolho de cobra é um miriápode ("muitas patas") da classe dos diplópodes ("patas duplas"). Essa espécie de miriápodes se diferencia dos quilópodes como a lacraia, ou centopeia, pelo corpo mais arredondado e por não possuírem ferrões ou garras para inoculação de veneno. ...
Sonhar que vê um piolho de cobra, independente do local que aparece, é sinal de que existe um perigo bem próximo de você. Redobre a atenção e o cuidado nesse momento de sua vida. ... O sonho pode indicar que há uma doença presente em sua vida, podendo ser com você ou alguém próximo. Por isso é bom marcar um check up!
O controle do piolho-de-cobra pode ser realizado, com relativo sucesso, aplicando-se inseticida nas sementes ou realizando-se pulverizações sobre as plantas. Os ingredientes ativos mais eficazes para o controle dessa praga pertencem aos grupos dos carbamatos e fenil-pirazóis (fipronil).
A construção do gongolário é simples e podem ser utilizados materiais que o horticultor tem em sua propriedade. Ela pode ser montada com uma cerca de tábuas ou sombrite e lona embaixo, com caixas de madeira ou com caixas de água avariadas.
Como Prevenir lacraias