A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de: 1. Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.).
É importante salientar que existe uma diferença significativa entre neuropsicologia e neuropsicologia clínica: a primeira é uma disciplina básica e a segunda é uma disciplina aplicada (QUEMADA; ECHEBURÚA, 2008).
A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.
O NEUPSILIN-Inf inclui testes para avaliação de componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças entre seis e 12 anos: orientação (temporal e espacial), atenção (visual e auditiva), percepção (visual e de emoções em faces), memória (episódico-semântica visuoverbal, episódico-semântica verbal, memória semântica ...
Em primeiro lugar então, a neuropsicologia pode contribuir para a educação de pessoas com transtornos do desenvolvimento através da caracterização do fenótipo cognitivo e comportamental (REILLY, 2012). A inteligência geral ou QI é o principal indicador prognóstico do ponto de vista psicossocial (DEARY; JOHNSON, 2013).
A ideia de neuroplasticidade cerebral possibilita sugerir que, o professor ao mediar o processo ensino-ensino aprendizagem ele contribui com a reorganização e as características cerebrais do estudante.
A Neuropsicologia é uma ciência que se dedica a estudar expressões comportamentais das disfunções do cérebro, das quais seu objetivo específico é investigar o papel dos sistemas cerebrais do indivíduo nas complexidades das atividades mentais.
É o campo do conhecimento que trata da relação entre a cognição (e comportamento) e a atividade do sistema nervoso em condições normais e patológicas. ... A partir de uma respectiva médica, este conhecimento visa ao tratamento dos distúrbios da cognição e do comportamento secundário ao comportamento do Sistema Nervoso.
A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia. Segundo a definição do CFP, é a disciplina que atua no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa das emoções e do comportamento sob a ótica do funcionamento do cérebro.