A causa mais comum da pronação é a tendência genética da pessoa. Mas ela também pode se originar quando o bebê ainda está sendo gestado. A posição de seus pés no interior do útero durante o desenvolvimento pode interferir na pisada.
A pronação do pé acontece principalmente na articulação subtalar e tem como resultado a eversão do calcâneo associada a uma rotação interna do tálus. Durante a marcha fisiológica, o movimento de pronação da articulação subtalar (pronação do pé) contribui para absorver o impacto que ocorre após o contato do calcanhar.
O pé é uma parte do membro inferior que tem a função de ser base sólida e estável para o corpo, atuando como alavanca para a locomoção. O que faz com que ele apresente um comportamento único durante a deambulação, ao ser submetido a um ciclo sucessivo de carga e descarga (MORTON, 1937).
Da mesma forma que com o tênis velho, uma pisada neutra mostrará um formato bem uniforme. Se você uma pisada pronada verá que toda à área em que o seu pé tocar ficará molhada, já que seu pé é plano. Por fim, a pisada supinada mostrará um destaque na parte do calcanhar e da ponta da frente, pois o pé é cavo.
antepé
Fisioterapeuta dá dicas para quem busca aterrissar no chão primeiro com a parte da frente do pé
Certifique-se de manter a parte superior do seu corpo reta, com as pernas alinhadas e os ombros soltos, para minimizar a dor nas costas e tornar a sua passada mais eficiente.
Ao correr o pé toca o chão utilizando uma das três formas: