Ponto de fumaça ou ponto de queima (em inglês, smoke point ou flash point) é a temperatura na qual o óleo começa a queimar e a oxidar, se decompondo em ácidos graxos livres.
Durante os processos que utilizam aquecimento, quando a temperatura do óleo e da gordura fica acima de 180°C, ocorre a emissão de fumaça e o início dos processos oxidativos16,17. O tempo de fritura é diretamente relacionado à degradação do óleo e da gordura18.
O ÚNICO óleo que não faz mal é o ÓLEO DE CÔCO, que pode ser submetido a altas temperaturas sem oxidar-se.
A diferença entre esses óleos vegetais está na quantidade de mono e polinsaturadas que eles contém. O óleo de canola apresenta uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas, já os de girassol, soja e milho (em ordem decrescente) apresentam mais gorduras poliinsaturadas do que monoinsaturadas.
Uma das grandes questões acerca do óleo de canola está ligada ao fato de ser um óleo extraído da semente de colza, rica em ácido erúcico, uma substância tóxica. "Para consumo, o óleo precisa ser separado do ácido e, para isso, o alimento acaba sendo refinado, clareado e desodorizado.
Em geral, óleos e azeites são divididos em três categorias, de acordo com o tipo de ácidos graxos que têm: Saturados: estáveis mesmo quando exposto ao calor e luz....Então, os piores óleos para cozinhar são:
O óleo de soja é mais saudável do que a margarina porque possui ômegas 3 e 6. Além disso o óleo tem os seguintes benefícios: auxilia na saúde do coração. auxilia na saúde óssea.
O melhor óleo para cozinhar - quais tipos de óleo de cozinha são mais saudáveis?
Compare 10 óleos vegetais antes de fazer a escolha mais saudável
O extra virgem é o menos refinado, portanto mais puro e menos ácido. O virgem é o “do meio”, e o refinado – o próprio nome já diz – é o mais refinado, portanto menos puro e mais ácido. Ou seja, o melhor tipo de azeite é o extravirgem, que é o primeiro óleo extraído no processamento da oliva (azeitona).
Conheça os melhores azeites de oliva em 2019
Para identificar um bom azeite, algumas observações devem ser feitas na hora da compra, sendo elas:
Na classificação, mercadorias que apresentam até 0,8% de acidez são consideradas azeites extravirgens, os de melhor qualidade e geralmente mais caros; de 0,8% a 2% são azeites virgens; e acima de 2% são considerados refinados. Mas só a acidez não garante a qualidade do azeite de oliva.
Chega ao País o premiadíssimo Josep Llorens Palacio de Los Olivos, espanhol que já foi eleito duas vezes o melhor azeite extravirgem do mundo. Elaborado com a azeitona Picual da propriedade da marca, na Espanha, é considerado o mais respeitado azeite espanhol, produzido em quantidades limitadíssimas.
Monini
Pois bem, muitos óleos perdem as propriedades quando aquecidos, porém o Azeite de Oliva Extra Virgem é um dos que detém melhor a temperatura, podendo chegar a 180°C sem alteração ou degradação do produto, ou seja, muito maior do que muitos óleos que podemos encontrar no mercado.
TESTE DE AROMA: