O conceito de valor preditivo é definido pelo FASB (1990, p. 33) como a qualidade da informação em auxiliar os usuários a aumentar a probabilidade realização de previsões corretas sobre os efeitos de eventos passados e presentes.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
De acordo com o CPC 00 (R1) os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis são as características qualitativas das informações contábil-financeiras, descritas como fundamentais, sendo Relevância e Representação Fidedigna, e de melhoria, sendo, Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e ...
Confiabilidade – para ser considerada confiável a informação contábil precisa estar revestida de neutralidade, não conter vícios, desvios ou erros substanciais e representar a contento o fato contábil a que se propõe. A informação não pode ser apresentada de modo a sugestionar a decisão do usuário.
São três características qualitativas da informação contábil, conforme o MCASP: a) compreensibilidade, comparabilidade e verificabilidade.
Portanto, as características qualitativas fundamentais são: RELEVÂNCIA e REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA. Além disso, a informação contábil-financeira pode ser melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
Ele permite fazer a gestão da área, com todas as informações e os registros que o setor contábil precisa para executar suas ações. ... O sistema contábil, então, existe para auxiliar nesse gerenciamento, ao automatizar ações, gerar lembretes de prazos e manter um histórico de todos os dados para que eles não se percam.