Segundo Saikali et al.
Uma imagem corporal negativa (ou insatisfação corporal) envolve sentimentos de vergonha, tristeza, ansiedade e baixa autoestima, que poderão levar a comportamentos pouco saudáveis.
Diz respeito a entender nossos movimentos, nossa relação com o ambiente, os limites do corpo, quão longe ele pode chegar e como fazer com que ele nos dê os resultados esperados.
Um corpo consciente melhora o seu condicionamento físico, deixando as articulações lubrificadas, os músculos fortalecidos e, de quebra, uma boa relação com o ambiente. Tudo isso contribui — e como! — para melhorar a disposição e encarar os desafios da rotina corrida com mais tranquilidade.
A consciência corporal é a habilidade de conhecer o próprio corpo.
Consciência corporal, de um ponto de vista mais abrangente, não se resume em conhecer, ou mesmo dominar o próprio corpo, mas em ter a consciência de que somos um corpo e que toda a atitude do ser humano é corporal.
Para atingir o relaxamento é preciso manter o foco na respiração e em cada parte do seu corpo. Para isso você pode apostar na ginástica holística, a qual, com exercícios de baixo impacto, promove a correção da postura, a concentração, o equilíbrio emocional, bem como o relaxamento mental e físico.
Existem exercícios bastante conhecidos por trazer uma consciência corporal maior, como o pilates, a dança e o yoga. Verifique se o seu plano de saúde cobre pilates e/ou faça aulas de dança e yoga. Com certeza você sentirá diferença significativa.
São exemplos de Ginástica de Conscientização Corporal: Artística, Rítmica e de Trampolim. Circense, Acrobática e de Malabarismo. Relaxamento, Meditação e Automassagem.
Atualmente, as ginásticas, segundo Paoliello (2011), têm cinco campos de atuação, sendo elas: as ginásticas de condicionamento físico, que tem por objetivo a aquisição ou manutenção da condição física do indivíduo; as ginásticas de competição, que reúnem todas as modalidades competitivas; as ginásticas fisioterápicas, ...