A onda T representa, no eletrocardiograma, a repolarização ventricular. Geralmente o registro é de uma deflexão arredondada e lenta, habitualmente com polaridade igual a do complexo QRS. Normalmente, a onda T é assimétrica, com ramo ascendente lento e descendente com maior inclinação.
Define-se assim: A onda P representa a despolarização atrial; As ondas QRS representam a despolarização ventricular, que ocorre em 3 fases: despolarização septal (onda Q), despolarização das paredes ventriculares (onda R) e despolarização das regiões atrioventriculares (onda S);
21. Ritmo juncional (RJ) - O ritmo de suplência ou de substituição origina-se na junção AV com QRS de mesma morfologia do ritmo basal com condução AV.
O ritmo de escape juncional é o mais freqüentemente observado, pois representa a substituição natural do ritmo sinusal em função da hierarquia de freqüências observadas no coração.
ECG: eletrocardiograma. Figura 1 - ECG. Trata-se de paciente com Taquicardia Juncional, que se caracteriza por ser uma taquicardia com QRS estreito e ondas P dissociadas aparecendo após o complexo QRS, conforme se pode ver no ECG.
TAQUICARDIA SINUSAL Tem início e término graduais, com frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto (bpm). Ao eletrocardiograma, a onda P tem morfologia e duração semelhantes ao ritmo sinusal, precedendo cada complexo QRS. O intervalo PR diminui proporcionalmente à elevação da frequência cardíaca.
O que fazer para normalizar a frequência cardíaca
A taquicardia ventricular não sustentada (TVNS) tem sido um dos desafios mais comuns em cardiologia clínica. Geralmente é definida como três ou mais batimentos consecutivos abaixo do nódulo atrioventricular com uma frequência > 120 BE / min e durando menos de 30 s.
Mostrar especialistas Como funciona? Arrimtia ventricular complexa consiste em taquicardia ventricular sustentada ou não. É fundamental nesses casos uma avaliação pormenorizada da função ventricular e da causa, pois são arritmias com potencial de deflagrar arritmias fatais.
Algumas arritmias cardíacas são assintomáticas, ou seja, não provocam nenhum dos sintomas descritos acima. Nesses casos, podem desencadear uma parada cardíaca e levar à morte súbita – instantânea, inesperada, repentina e não acidental.
9 plantas medicinais para o coração
Inclusão da planta na alimentação traz melhoras nas defesas do coração. Um famoso ingrediente de pratos e perfumes poderá, no futuro, ajudar o tratamento de vítimas de infarto do miocárdio.