Porque elas têm olhos compostos, ou seja, formados por cerca de 4 000 facetas – chamadas omatídeos – cada um. Eles conferem à mosca uma visão de praticamente 360 graus. Além disso, insetos em geral possuem uma grande quantidade de estruturas sensoriais espalhadas por todo o corpo.
As abelhas, como grande parte dos insetos, têm cinco olhos. Três são pequenos, no topo da cabeça, os chamados "olhos simples" ou ocelos, que apenas detectam mudanças de intensidade da luz; os dois olhos compostos, maiores, com milhares de lentes minúsculas , estão na parte frontal da cabeça e detectam luz polarizada.
Diferentemente dos humanos, os insetos não enxergam todas as cores que nós enxergamos: cores muito próximas como laranja e o amarelo são exemplos disso, assim como as abelhas enxergam a cor vermelha como sendo preto.
Muitos insetos, aves, répteis e peixes têm um pigmento extra, para a luz ultravioleta, e por isso enxergam coisas para nós invisíveis. Já mamíferos como gatos e cachorros são daltônicos, porque possuem só dois pigmentos – o verde e o azul. Vêem, portanto, menos cores.
Assim, hoje sabe-se que a abelha não distingue bem a cor vermelha, e quando se aproximam flores desta cor, o fazem porque as mesmas refletem luz azul, que os insetos pode captar. Também são sensíveis aos raios ultravioletas, que nós não podemos perceber.
Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos.
O touro é um animal daltônico, portanto ele não consegue diferenciar as cores primárias como o vermelho e o verde. Como consequência, ele também apresenta dificuldade em enxergar as demais cores. Isso significa que o que realmente irrita o touro nervoso é o movimento que o toureiro faz sua capa.
Vaca nasce com um coração na testa.
Se você pegar um animal, uma vaca velha, já um touro de 10 anos ou 12 anos de idade, ele vai ter os 8 dentes incisivos permanentes, mas vão estar gastos. Então às vezes a gente pode fazer um comentário que ele está com a boca cheia e dente gasto, que vai ser um animal bem mais velho.
A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves. Considerando-se 4 anos como a idade média ao primeiro parto, e o descarte aos 10 anos de idade, a vaca deixa, em média, de 4 a 5 bezerros.