A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade. Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
Conheça, abaixo, cada um dos seis direitos de aprendizagem e entenda melhor como efetivá-los:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá um salto histórico ao reconhecer a Educação Infantil como etapa essencial e estabelecer seis direitos de aprendizagem para bebês e crianças de 0 a 5 anos. ... Jogos, por exemplo, são importantes para que as crianças convivam em uma situação em que precisam respeitar regras.
A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.
De modo mesmo que a orientar os projetos pedagógicos das unidades de Educação Infantil, a BNCC propõe que neles as crianças tenham garantidos como direitos mediadores de aprendizagens significativas: Conviver – Brincar – Explorar – Expressar – Participar – Conhecer-se./span>
Baseada nas leis anteriores, a BNCC propõe as interações e as brincadeiras, neles devem-se assegurar seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, visando às condições para que as crianças aprendam a desempenhar um papel ativo para resolver problemas, além de construir significados consigo e com .../span>
Além de expressos nos princípios, os Direitos de Aprendizagem representam as maneiras pelas quais as crianças aprendem e devem ser as diretrizes do trabalho pedagógico. Os professores da infância devem-se guiar pelos seis Direitos De Aprendizagem como orientadores do planejamento./span>