O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. ... O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lípidios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular.
O Reticulo endoplasmatico liso possui a função de produção de lipídeos, desintoxicação e armazenamento de substâncias. ... Já o Reticulo endoplasmatico rugoso é diferente ! Ele possui em sua membrana ribossomos que por sua vez são responsáveis pela síntese de proteínas !
A diferença entre R.E.R e R.E.L morfologicamente seria que o R.E.R é rugoso, enquanto o R.E.L é liso. A diferença entre R.E.R e R.E.L na função seria que o R.E.R é a sua fabricação de proteínas, enquanto o R.E.L na fabricação de lipídios.
Biologia. O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.
Resposta. O retículo endoplasmático rugoso, produz proteínas, pois possuem ribossomos encrustados neles; o complexo de golgi, armazena essa proteínas e dá origem aos lisossomos (que possuem enzimas digestivas - proteinas - para a digestão celular).
O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...