A fita cassete (também conhecida como K7 ou compact cassette) reproduz áudios. É formada por dois carretéis e uma fita magnética coberta por substância à base de ferro ou de cromo. Nela, há milhões de imãs bem pequenos que formam um campo magnético.
Fita cassete completa 50 anos (Foto: Divulgação) As fitas cassete (ou K7) surgiram em 1963 como uma maneira de tornar a reprodução de música portátil. A tecnologia em um corpo plástico desenvolvida pela Philips virou uma alternativa aos enormes discos de vinil.
Como fazer?
Em português, também é abreviado como K7....Fita cassete.
Um tape deck de rolo, chamado simplesmente de deck de rolo, são equipamentos caseiros de áudio que permitiram a reprodução de gravações estereofônicas de música pré-gravada no ambiente doméstico, uma vez que muitas pessoas preferiam a fidelidade da fita magnética em detrimento dos long plays que começavam a despontar ...
- SONY UX: Modelo de Cromo da Sony, foi considerado um dos melhores pela qualidade proporcionada. - SONY UX-PRO: O melhor da Sony. Além do modelo de CROMO, era considerada um dos melhores modelos da época com relação à sonoridade.
R$200 por todos.
Visto que a reciclagem ou até mesmo iniciativas para reciclagem deste material são praticamente inexistentes, a alternativa é fazer o upcycle do material. Se suas fitas (tanto cassete ou VHS) encontram-se em bom estado, faça uma doação para entidades carentes, bibliotecas ou até para colecionadores.
Se vc quiser apagar o aúdio de uma fita, basta colocar o aparelho para gravar e não ligar nada na entrada de áudio do gravador. Isso apaga a fita, mas, não zera, porque permanece um ruído residual tipo "hiss" que é maior quanto mais velha e utilizada for a fita.
O que eu fazia era abrir as fitas, limpar o cartucho por dentro com álcool isopropílico, depois eu prendia pequenos pedaços de pano embebido no álcool para que ficassem encostados na fita e rebobinava manualmente toda a fita de um splash (carretel) para outro.
Ligue o magnetizador e mova-o da esquerda para a direita e de volta sobre as cabeças do player por cerca de 30 segundos. Se você usar um desmagnetizador de cassetes, insira a fita no aparelho e pressione o botão “Play” para operar o desmagnetizador por cerca de 30 segundos, depois ejete a cassete.
Pegue álcool isopropílico (70-80%), cotonetes e um pano de limpeza de lentes. Mergulhe o cotonete no álcool. Limpe os cabeçotes. Pressione avançar e retroceder para que as cabeças se movam.
Limpar o cabeçote com aquelas fitas de limpeza ou cotonete ajudará, porém muitos usam álcool de cozinha comum, (com água) que vai acabar oxidando mais rapidamente os detritos que já estão profundos no cabeçote!
Há vários métodos para inutilizar fitas magnéticas.
Uma edição limitada preta e verde do filme vale cerca de US$ 2.
Reciclagem
Se suas fitas (tanto cassete ou VHS) encontram-se em bom estado, faça uma doação para entidades carentes, bibliotecas ou até para colecionadores. Outra opção é vender em sites como ebay e Mercado Livre.
SE SUAS FITAS ESTÃO BOAS, DOE A UMA ESCOLA OU BIBLIOTECA!!) Para quem quer doar em São Paulo tem também duas ótimas opções: a COOPERMITI e o CEDIR da USP.
Para doar livros e revistas, é necessário enviar e-mail para [email protected]sp.gov.br. R. da Consolação, 94, República, região central, tel. 3256-5270.
O descarte de carregadores de celular pode ser feito nos postos de coleta de reciclagem de celulares, geralmente presentes em sedes de venda de aparelhos celulares, como lojas de operadoras de telefonia móvel. Se isso não resolver, tente contato para enviar os resíduos ao fabricante do aparelho.
Antes de jogar fora equipamentos eletrônicos, principalmente celulares, tablets, notebooks e computadores, você deve apagar os seus dados. "É muito importante você, no caso de celulares, fazer a restauração do sistema, apagar todos os dados, desvincular da sua conta do seu fabricante e retirar o chip.
Os demais são guardados em casa ou descartados como lixo comum. Mas, equipamentos eletrônicos não devem ser descartados em lixeiras comuns e embrulhados em jornais ou plásticos. O ideal é que seu descarte seja feito em pontos de coleta criados especialmente para isso.
Como descartar lixo eletrônico? Veja dicas para fazer de forma correta
O Cedir, órgão alinhado à USP - Universidade de São Paulo - tem um galpão 450 metros quadrados, o maior centro público de descarte de lixo eletrônico da América Latina. No local são recebidos eletrônicos, equipamentos de informática celulares. Os materiais são reaproveitados em instituições e entidades parceiras.