A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.
Cuidados para viver bem com doença de Crohn. A doença de Crohn, infelizmente, não tem cura. Mas é possível entender sua extensão e, a partir de indicação médica, ter um tratamento individualizado, à base de medicações como anti-inflamatórios, esteroides e imunossupressores para desinflamar a região.
Os exames utilizados para triagem são os anticorpos Antitransglutaminase tecidual IgA (anti-TTG) ou Antiendomísio IgA, que são específicos para doença celíaca. É preciso apenas um deles, não é necessário solicitar os dois. Eles podem ser feitos por meio de uma amostra de sangue.
Anticorpo anti-endomísio, IGA – O exame detecta anticorpos contra a camada de tecido conjuntivo que cobre a camada muscular do intestino. É importante considerar que a sorologia negativa não afasta o diagnóstico posterior. O diagnóstico de sensibilidade ao glúten, não celíaca, deve ser feito apenas após exclusão de DC.
Baseia-se na medição da glicose: em pacientes que não possuem a intolerância é normal que haja um aumento da glicemia em 20mg/dL ou mais. Geralmente, considera-se positivo para a intolerância níveis inferiores a 20mg/dL (esse valor pode ser variável) em todas as 3 amostras de sangue colhidas.