Nos líquens, as algas são chamadas de fotobiontes, enquanto o fungo é chamado de micobionte. As algas que compõem os líquens podem ser cianobactérias, pertencentes ao reino Monera, ou algas verdes, que estão agrupadas no reino Protista.
Unhas grossas O espessamento das unhas costuma ser um sinal de infecção por fungos, também conhecida como micose. É necessário fazer o tratamento com medicamentos antifúngicos de forma persistente, pois a unha pode levar até um ano para se recuperar totalmente.
A melanoníquia estriada (ME) se caracteriza pela presença de estrias longitudinais de coloração café ou negras na lâmina ungueal, resultado de um aumento no depósito de melanina. A ME entra no diagnóstico diferencial das lesões pigmentares de origem não ne- oplásicas e neoplásicas.
Melanoníquia é a coloração do marrom ao negro da lâmina ungueal. Para alguns autores, toda melanoníquia é causada por depósito de melanina;l1,4 outros incluem nessa definição também a pigmentação produzida por lesões não melanocíticas, tais como hematoma subungueal e onicomicose.
O tratamento varia de acordo com a causa. Sendo assim, se a mancha foi provocada por uma micose, são prescritos antifúngicos de uso tópico ou oral. “A substituição do fármaco costuma resolver a melanoníquia medicamentosa”, diz o Dr. Hirata.
O sinal de Hutchinson é uma descoloração negra, marrom ou cinza que se estende até a área ao redor da unha, como a cutícula ou a prega ungueal (a dobra de pele dura nos lados da placa ungueal onde a unha e a pele se encontram).
Principais sintomas
Tipo raro de câncer de pele, o melanoma acral exige maior atenção ao diagnóstico. Principal pigmento na produção da cor da pele, a melanina é gerada por uma célula chamada melanócito. Seu crescimento, quando normal, é controlado e substitui regularmente células velhas por novas e saudáveis.
adjetivo [Medicina] Que é relativo ou pertencente às extremidades ou as afeta. Etimologia (origem da palavra acral). Do grego ákron 'extremidade' + al.
O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada – novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem.