8 dicas para a correta higiene ocular
Tratamento de Blefarite
Evite água boricada e soro fisiológico O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.
Cuidados com a Prótese - Lavar a prótese com água e sabão neutro pelo menos duas vezes ao dia e também durante o banho. - A cada 15 dias, deixá-la mergulhada em água oxigenada (10 volumes) durante 10 minutos. Lavá-la em seguida com água corrente ou soro fisiológico, antes de colocar a prótese na cavidade ocular.
Como funciona? Na evisceração, o conteúdo do globo ocular é removido, mas os músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos são preservados. Após o procedimento, a esclera, a conjuntiva e os músculos mantidos, auxiliam na adaptação do paciente à prótese ocular colocada na estrutura ocular.
"Para manter a umidificação dos olhos, o melhor é pingar um lubrificante prescrito pelo médico. Sem alternativa, o soro pode ser usado, mas prefira o produto em versão flaconete, que é pequena e pode ser descartada após o uso", indica o oftalmologista Omar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo.
O que fazer para limpar os olhos do bebê Molhar uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico ou chá de camomila acabado de fazer, mas quase frio; Passar a compressa ou gaze num olho de cada vez, no sentido do canto do olho para fora, para não entupir o canal lacrimal, como mostra a imagem acima.
Tratamento para cachorro com olho irritado São inúmeras as doenças que podem causar cachorro com olho irritado, e o tratamento de escolha vai depender do diagnóstico feito pelo médico-veterinário. No caso das alergias, por exemplo, um colírio antialérgico pode ser o indicado.
Entretanto, não é recomendado aplicar colírio humano para cachorro. Além de ser um produto que não é fabricado para pets, você estará mascarando os sintomas sem descobrir o que há de errado com a saúde do seu amigo.
Para conseguir pingar as gotinhas, segure com a palma da mão o queixo do cachorro e com o polegar, abra a pálpebra superior. Incline a cabeça do animal para trás e com a outra mão, aplique o colírio. Cuide para não encostar o frasco no olho do pet.
Ciprovet Colírio é indicado para Cães, Gatos e Equinos, no tratamento da conjuntivite infecciosa bacteriana, insuficiência lacrimal, ceratites seca e úlcera de córnea provocada por micro-organismos Gram positivos.
Para o tratamento, geralmente será prescrito um colírio para úlcera de córnea em cães, além do uso do colar elizabetano (ou colar cirúrgico) para evitar que o pet coce e machuque ainda mais a região.
Cores indicam como a sua ferida está cicatrizando
Os sinais e sintomas que podem indicar que o ferimento no olho é grave e que há um arranhão na córnea são: