crossorigin="anonymous">
O conhecimento teológico é constituído pela fé divina ou pelas crenças religiosas, portanto, em virtude de sua procedência, não pode ser confirmado ou tão pouco negado, dependendo da formação moral e das crenças de cada pessoa.
O que é conhecimento teológico? O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.
O conhecimento religioso é tradicionalista, exigindo o respeito a dogmas, hierarquizado (depende da autoridade de quem fala, e não necessariamente do valor daquilo que é dito) e não está limitado pelas normas da razão, de modo que por vezes se apresenta como um discurso místico.
A característica principal do saber empírico é a generalização de experiências particulares, que são compreendidas como verdadeiras desde que um grupo relativo de pessoas concorde, não necessitando de provas ou um questionamento mais apurado.
Saber Popular - é baseado no Senso Comum, ou seja, nas narrativas e histórias passadas por gerações anteriores (avós, pais). Este tipo de conhecimento é bastante propagado em nosso cotidiano e não possui comprovação científica.
De um modo geral, a produção de conhecimento científico se baseia na observação de um fenômeno da natureza, na sua descrição formal, na elaboração de uma hipótese que possa explicá-la adequadamente e por fim, na elaboração de experimentos controlados que possam demonstrar essa hipótese.
É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica; do contrário o conhecimento científico é algo construídos através fatos científicos para ser realmente comprovado a este patamar.
Conhecimento não científico são as informações populares que não foram comprovadas por estudos ou pesquisas científicas.
É uma reivindicação, crença ou prática que se apresenta como científica, mas não adere a um método científico válido, carece de provas ou plausibilidade, não podendo ser confiavelmente testado, ou de outra forma, não tem estatuto científico.