Ação de devolver (estornar) o dinheiro que foi lançado, em conta-corrente, de maneira indevida. O valor que foi lançado indevidamente; o dinheiro estornado. [Jurídico] Ação de retirar o efeito de; anulação do efeito daquilo que foi previamente acordado; rescisão ou anulação. Etimologia (origem da palavra estorno).
A devolução de um DOC ou TED pode ser feita em virtude de erros no preenchimento do formulário de transferência. Uma das principais razões é a devolução por divergência de titularidade, que é quando a conta do destinatário não bate com o CPF ou CNPJ informado no momento do envio da ordem de transferência.
Se o valor não for estornado em até 1 dia útil significa que a TED foi creditada com sucesso na conta-corrente ou poupança do destinatário dos recursos. Se houve algum erro ou a transferência for recusada pelo banco destinatário, o valor é devolvido, geralmente, no mesmo dia.
30 minutos
Se a transferência ou TED ou DOC não caiu na conta certa e voltou para a sua – chamado de estorno -, você só precisa conferir qual foi o erro (se digitou a conta ou a agência errada) e fazer uma nova transação. Você pode fazer essa conferência no comprovante da transferência que foi realizada.
De acordo com o advogado, a orientação geral é reunir provas de que o auxílio emergencial não caiu no Caixa Tem, como prints para comprovar o atraso nos pagamentos, registro de ligações para a Caixa Econômica Federal e cópia das reclamações no PROCON ou no site do consumidor.
Basta consultar no site https://auxilio.caixa.gov.br ou APP CAIXA | Auxílio Emergencial informando o seu CPF. Clique neste link para consultar seu benefício [consulte aqui].
Como saber se meu auxílio emergencial foi depositado? Para saber se o auxílio emergencial foi depositado, basta verificar o extrato bancário ou o saldo da conta da Caixa ou do Banco do Brasil, caso o beneficiário tenha cadastrado a conta corrente de um destes bancos.
Se trata de uma transferência via DOC que pode levar até três dias úteis para ser creditada na conta de outra instituição – devido ao alto volume, o prazo para as transferências feitas pela Caixa é maior. Por isso, caso o dinheiro ainda não tenha sido transferido dentro deste prazo, fique tranquilo.
90 dias
2 – Transferência pelo cartão de débito virtual Outra opção de saque do dinheiro antecipadamente é por meio do aplicativo Guiabolso. Nele, basta o usuário criar uma conta e adicionar os dados do cartão de débito virtual criado no Caixa Tem para começar as transferências gratuitas e a qualquer hora do dia.
São três formas de retirar o dinheiro do Caixa Tem antes da data
Transferindo o dinheiro para o PicPay
Primeiro o trabalhador deve acessar a sua conta poupança digital no aplicativo; Depois, o usuário deve ir na opção saque e informar o valor que deseja sacar; Ao informar o valor, um código vai ser gerado; O beneficiário vai anotar este código e por meio dele fazer o saque em caixa eletrônico ou na lotérica.
O valor é compensado em até dois dias, sendo possível fazer o saque nos caixas 24 horas ou ainda transferir para um banco físico a fim de sacar os valores. Aplicativos como Guiabolso, também podem ser utilizados para receber o dinheiro de forma antecipada.