Mercadoria é o que se produz para o mercado, isto é, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor. ... A produção de mercadorias já existia antes do capitalismo ter começado a existir, mas foi o sistema capitalista que a generalizou.
Mão de obra administrativa em SP, ou a área administrativa, se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
A substituição da mão-de-obra escrava indígena pela africana ocorreu, progressivamente, a partir de 1570. ... Podia-se escravizá-los, também, como forma de "resgate", isto é, comprando os indígenas aprisionados por tribos inimigas, que estavam prontas a devorá-los.
Calcule o número total de horas disponíveis para trabalho em um determinado período. Utilize as horas disponíveis para programar mão de obra. Organização, Nível e Departamento atuam como filtros para os funcionários associados a organizações, níveis e departamentos específicos.
Um dos motivos foi por causa do interesse da Inglaterra em acabar com a escravatura por interesses comerciais. Como não havia mais escravos pra comprar, os grandes fazendeiros começaram a sentir a falta de mão de obra.
Foi assim que no século XVI, a escravização indígena foi substituída pelos negros africanos, simplesmente por duas razões: A primeira era a fragilidade que os indígenas possuíam em relação às epidemias que se faziam presentes nos engenhos de açúcar. Nas fazendas de açúcar, os escravos eram tratado de forma inadequada.
A proximidade com o continente africano, alta resistência física de seus habitantes e acordos firmados com reinos e povos dominantes foram motivos que levaram a preferência de mão de obra escrava de origem africana.
Os os Europeus trouxeram os africanos para utilizar sua mão de obra escrava porque, inicialmente, eles fizeram com que os índios trabalhassem na extração de madeira em troca de espelhos, tecidos e outros objetos trazidos da Europa, mas, aos poucos, os índios foram se negando a trabalhar em troco desses objetos.
Resposta: Explicação: As principais formas de resistência indígena à escravidão foram as guerras, as fugas e a recusa ao trabalho, além da morte de uma parcela significativa deles.
Os portugueses optaram pela mão-de-obra escrava africana por razões culturais, religiosas e econômicas.
A resistência indígena se dava pelas fugas dos aldeamentos missionários e de outros tipos de cativeiro, pela defesa das aldeias contra os Bandeirantes, por ataques a vilas e fazendas, pela colaboração com o europeu, bem como pelo suicídio quando presos.
- autonomia territorial, - a dominação social decorrente de herança colonial, - luta contra a criminalização na tribo, violência e assassinatos constantes sofridos, ... - as mulheres das tribos lutam contra o machismo e sociedade patriarcal, tentando protagonizar a classe feminina na sociedade.