Para cômodos maiores, use uma escora a cada 2 metros. A escora fica no sentido contrário ao das vigas.
14 dias
1 – Escoramento: A distância máxima entre linhas de escoras deve ser 1,30 mts de eixo. Para lajes altas, reduz-se este valor até 1,00 mts. O escoramento deve ser feito com tábuas de 1” x 30 cm em pé, apoiadas em pontaletes com encaixe para a tábua.
18 dias
7 - Qual o tempo mínimo para retirar o escoramento de uma escada? Depende muito do modelo da escada. Para não correr nenhum risco é melhor retirar em 28 dias, pois é geralmente o tempo para a secagem de um concreto.
sete dias
21 dias
E o que acontece se não molhar a laje? A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto. Caso a cura não seja adequada, o concreto pode não chegar à resistência requerida em projeto.
É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.
Problemas estruturais em lajes, vigas ou pilares podem ocorrer em consequência do processo de corrosão do aço, causado pelo uso de concreto de baixa qualidade, que permite a penetração de ar. Essa corrosão reduz a vida útil da estrutura da edificação, podendo provocar um colapso estrutural.
Mas após a concretagem e com um período de cura, a chuva ajuda a obra, logo que é recomendado que se molhe estruturas de concreto por um período para que a água interna não se evapore, assim a chuva pode ajudar na cura correta do concreto.
A chuva pode estragar o material de construção e danificar demais equipamentos e ferramentas, insumos (cimento, concreto, tijolos, areia, entre outros) presentes no canteiro à céu aberto.
O esmalte utilizado na superfície de pisos cerâmicos comum é bastante escorregadio quando está molhado. Por isso é preciso tomar todo cuidado ao caminhar nesta situação, e por se tratar de uma área externa, no período das chuvas há um grande risco de acidentes.
Levantada a alvenaria, hora de fazer a parte interna! Assentar os tijolos, fazer as divisões internas da casa, o reboco/emboço interno são alguns exemplos de atividades que podem – e devem – ser realizadas em períodos chuvosos.
Segundo ela, o reboco leva mais tempo para ficar completamente seco quando está chovendo. “O que gastaria em média dois dias pode chegar a quatro ou cinco. Mas para realizar o procedimento do lado externo o ideal é esperar a estiagem.
Uma mureta de alvenaria pode proteger a areia e evitar que ela escorra com a água da chuva. É preciso ter atenção com cimento, gesso e argamassa: quando armazenadas em condições irregulares podem solidificar e causar perda total do produto.
Efetue dupla camada em áreas de tráfego intenso, para peças iguais ou maiores que 900 cm² ou com reentrâncias e saliências maiores que 1 mm no tardoz da cerâmica. Aplique as peças efetuando um pequeno escorregamento lateral até conseguir o amassamento dos cordões. Use, para auxílio, um martelo de borracha.
É necessário molhar as peças cerâmicas antes do assentamento? Hoje em dia com uso das argamassas preparadas industrialmente não há necessidade de molhar as peças cerâmicas, pois elas possuem retentores de água que garantem que a cerâmica não vai absorver água da argamassa.
24 horas
Emboço, alvenaria e contrapiso em áreas internas, curados há pelo menos 14 dias, conforme NBR 13.
Secagem Rápida: Possibilita rejuntar após 4 horas do assentamento e liberar para o tráfego após 12 horas. Argamassa composta de cimento, agregados minerais de granulometria balanceada, aditivos químicos especiais não tóxicos e polímeros. Emboço e argamassa de contrapiso sarrafeado ou desempenado após 14 dias de cura.
Bom, o ideal seria esperar a secagem total do contra piso (cerca de 28 dias), porém, se for feita uma cura boa de no mínimo 3 dias molhando o piso para evitar fissuras, poderá executar o assentamento cerâmico após 5 dias do término do contra piso.
28 dias
Sob as piores condições -- umidade, baixas temperaturas, cobertura, excesso de água -- você pode esperar que o seu piso seque entre 48 a 72 horas; entretanto, em condições normais, o seu piso irá secar em 24 a 48 horas.
Assentamento – 72h, tráfego leve após três dias da aplicação e intenso, após sete dias da aplicação; Rejuntamento – 72h após o assentamento; Limpeza – 72h após a finalização do rejuntamento; Para o contrapiso, o tempo de cura recomendado é de no mínimo 14 dias.
QUANTOS DIAS, EM MÉDIA, LEVA A COLOCAÇÃO DE UM PISO DE PORCELANATO? A instalação de piso porcelanato em um cômodo de 3m x 5m leva, em média, um dia para colocação e um dia para rejuntar.
30 a 60 m²
A produtividade média do pedreiro é 1,50 h/m^2, e o trabalho será executado em jornadas diárias de 8 horas.