Mapas físicos: são mapas que representam a superfície física da terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros.
Mapa Hidrográfico é aquele que mostra os rios e bacias que cortam uma região.
Resposta:Mais do que apenas realizar descrições espaciais sobre determinadas atividades ou fenômenos naturais, os mapas temáticos também possuem o mérito de apresentarem formas distintas de leitura e interpretações da realidade, ofertando ao seu leitor uma melhor noção das manifestações sociais e da natureza, como as ...
A relevância da cartográfica temática reside na sua capacidade de identificar as áreas topográficas e inseri-las dentro de um contexto, interpretando sua participação em diversas temáticas. Como exemplos de mapas temáticos, temos os mapas econômicos, os mapas de uso da terra e os mapas de mortalidade infantil.
A aplicação da cartográfica temática pode ser verificada em estudos para apresentação de fenômenos naturais, sociais, físicos, no auxílio de projetos geológicos, de vegetação e climáticos, além de outras informações que auxiliam os pesquisadores na melhor tomada de decisão.
Os mapas são representações cartográficas de uma dada área do espaço. Eles possuem a função de representar em um plano uma determinada localidade da superfície, apresentando um ou vários de seus aspectos. Eles são, sobretudo, uma forma de linguagem e, portanto, de comunicação.