A primeira bulha aparece no início da sístole ventricular. Quando os ventrículos começam a se contrair, o sangue, sofrendo pressão, comprime as válvulas A-V, fechando-as como se fossem folhas de uma porta.
A primeira bulha é o som da diástole. Os barulhos que são escutados no coração são os sons fisiológicos, sístole e diástole, e os sons patológicos que podem ser diversos, como o sopro. O coração faz barulho por conta do sangue, quando o sangue entra dentro da cavidade ele bate nas paredes, e essa pancada gera sons.
A ausculta pulmonar é realizada com o objetivo de ouvir os ruídos respiratórios. O enfermeiro pressiona, firmemente, o diafragma do estetoscópio contra a parede torácica e move o estetoscópio da região torácica superior (próximo ao pescoço) em direção à região torácica inferior.
regurgitação consiste no refluxo de comida do esôfago ou do estômago, sem náuseas nem contrações violentas dos músculos do abdômen. A ruminação é a regurgitação sem causa física aparente. Um músculo em forma de anel (esfíncter), localizado entre o estômago e o esôfago, normalmente ajuda a prevenir a regurgitação.
A regurgitação mitral é o refluxo de sangue que vaza pela válvula mitral cada vez que o ventrículo esquerdo se contrai.
A informação "refluxo fisiologico" indica que, embora o ecocardiografista tenha constatado algum grau de refluxo (fluxo no sentido contrario, através do orifício valvar), este não alrera de forma significativa a função do coração como um todo.
O refluxo de sangue, chamado regurgitação, aumenta o volume e a pressão do sangue no ventrículo esquerdo. Como resultado, o esforço ao qual o coração é submetido aumenta.
A regurgitação tricúspide é o refluxo de sangue pela válvula tricúspide cada vez que o ventrículo direito se contrai. A regurgitação tricúspide é causada por distúrbios que provocam o crescimento do ventrículo direito.
Sintomas de refluxo
Prolapso significa o abaulamento das abas da válvula no átrio esquerdo quando o ventrículo esquerdo se contrai. Com o prolapso, às vezes há refluxo (regurgitação) de sangue de volta ao átrio (consulte também Regurgitação mitral).