Tempo de detenção hidráulico (td): é o tempo médio (geralmente expresso em dias) em que os despejos líquidos permanecem em uma unidade ou sistema.
A idade do lodo ( I L ) representa o tempo médio que uma partícula de lodo permanece no sistema, e pode ser estimada grosseiramente dividindo-se a quantidade de lodo (seco) contida no tanque de aeração pela quantidade diária de lodo (seco) retirada do sistema como lodo em excesso.
IVL = (H30 * 106) / (H0 * SS) Onde: IVL: Índice Volumétrico do Lodo (ml/g); H30: Altura da interface após 30 min de sedimentação (m); H0: Altura da interface no instante 0 (m); SS: Concentração de sólidos em suspensão (mg/L); 106: Conversão de mg em g, e de L em ml.
Carga orgânica volumétrica - COV COV = Q x DQO / V 2,29 Kg DQO/m3.
Vazão
Fazer isso é relativamente simples: basta pesquisar a média de consumo do carro e o valor médio do combustível. Com esses dados em mãos, divida o preço pelo consumo. Se o valor do combustível é de R$ 3,90 por litro e o consumo é 10 km/L, a conta fica: 3,90 / 10 = 0,39. Ou seja, cada quilômetro custa R$ 0,39.
Pesquise bastante para calcular os gastos da viagem Uma boa solução é ir eliminando os gastos maiores primeiramente até chegar nos gastos menores e menos significativos. Nesse caso, a passagem aérea é o custo mais importante e que precisa de mais atenção, principalmente porque os valores são bem variáveis.
Para calcular quilometragem em reais, precisaremos dividir o deslocamento total pelo número de quilômetros que o seu veículo faz com 1 litro (450/15). O resultado dessa operação é sobre 30, ou seja, o seu veículo precisa de 30 litros de combustível para deslocar-se por mês.
Ficha técnica Volkswagen Gol Trend 1.