O Salmo 84 é um Salmo de peregrinação. Ele retrata a alegria daqueles que deixavam seus lares para ir ao Templo em Jerusalém prestar culto. ... Além de afirmar que um dia no Templo era mais precioso do que mil dias em qualquer outro lugar. Por fim, o salmista declara que o homem que confia em Deus é feliz.
Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo. O pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu.
O vale de Baca é lugar da impossibilidade humana e da providência de Deus. Nos tempos do Velho Testamento, os israelitas faziam peregrinações regulares a Sião (Jerusalém), para adorar a Deus no templo e celebrar festas religiosas.
Vários salmos são descritos em seus versos iniciais pelos Filhos de Corá: números 42, 44-49, 84, 85, 87 e 88.
Alamote (ou virgens, o significado é incerto) é um termo musical mencionado em 1Cr 15:20, denotando que o salmo que leva esta inscrição deveria ser cantado por vozes soprano ou femininas (Sl 46).
Os Salmos 46, 47 e 48 são hinos de louvor que celebram a vitória e o livramento de Deus sobre um grande inimigo. ... A ocasião que este Salmo foi escrito é quando Deus livra Jerusalém do ataque feroz de Senaqueribe rei dos assírios, durante o reinado de Ezequias.
Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (II Rs 18-19; II Cr 32; Is 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.