O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Para Platão a finalidade da política é a felicidade coletiva, enquanto a ética tem por finalidade a felicidade individual. Portanto ética e política tem fins morais. Assim, Platão dividiu a formação política da cidade em três espécies de virtudes baseadas na alma.
Platão define a natureza das ideias através de quatro propriedades: espiritualidade, realidade, imutabilidade e pureza. A espiritualidade é inteligível, ou seja, é invisível aos olhos humanos e apreendida pela razão. A realidade seria um método ilegível e errôneo.
O que importa é que a realidade que os homens acorrentados conhecem são as imagens projetadas pela luz da fogueira, desenhando sombras na parede diante de si. ...
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
apresentadas para a imortalidade da alma são apoiadas na teoria das ideias: se aprender é recordar, a alma já teve contato com as Ideias. Assim, a reminiscência fundamenta duas instâncias da argumentação platônica: a imortalidade da alma e a existência das Ideias.