Como Funciona O Programa Conta Pra Mim?

Como funciona o programa conta pra mim

Outras iniciativas estimulam a contação de histórias para crianças, como é o caso da campanha “Leia para uma Criança” do Itaú.

Práticas de Literacia Familiar

Foram disponibilizadas 44 histórias infantis narradas e mais um podcast contendo as canções da série “Canta pra Mim”. Essas gravações estão disponíveis nas principais plataformas de música e podcasts (Spotify, Deezer e SoundCloud) 

Uma vez que a literacia familiar compreende um tema ainda pouco explorado no Brasil, o primeiro desafio foi desenvolver todo o conteúdo base para o programa. Para tanto, foram elaborados materiais on-line gratuitos voltados a incentivar e orientar pais, familiares e demais interessados a aplicarem em casa práticas de literacia familiar. Esses materiais podem também ser facilmente adaptados por professores, o que tem sido feito com bastante frequência.

De acordo com a portaria, o programa objetiva atentar a sociedade para a importância da leitura em família, oferecer orientações sobre as melhores práticas de literacia familiar, incentivar o hábito de leitura na população, encorajar pais a se engajarem na vida escolar dos filhos e divulgar conhecimentos científicos sobre o tema. 

Header$type=social_icons

Header$type=social_icons

Em um país como o Brasil, ainda marcado pela condição socioeconômica desfavorável de milhões de famílias, a Literacia Familiar é um instrumento poderoso para romper o ciclo da pobreza.

Familiarizam as crianças com os mais diversos materiais escritos e também incentiva as crianças, desde de cedo, a exercitarem a escrita, começando com desenhos, passando pelas grafias inventadas, pelas letras, pelas palavras e pelas frases, chegando, por fim, a textos mais complexos.

Explicações, exemplos e as primeiras orientações sobre essas práticas já podem ser encontradas no guia de literacia familiar presente no site alfabetizacao.mec.gov.br. O material foi produzido pelo MEC em consulta aos mais renomados especialistas em literacia familiar no Brasil e no mundo e pode ser utilizado pelas famílias por professores.

Conta pra Mim - Destaque

A Sealf lançou mais 4 obras inéditas para a Coleção Conta pra Mim. Os livros foram lançados em três versões: uma para ler digitalmente, outra para impressão e a terceira em preto e branco, para colorir. As obras fazem parte da Série Biografias e contam as histórias de Anna Nery, Irmãos Rebouças, Padre Landell e Carlos Chagas.

Vale destacar que o programa é para todas as famílias brasileiras, em especial para as que vivem em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, o MEC estuda possibilidades de parceria com outros ministérios que também possuam programas voltados para o mesmo público-alvo, a fim de que o maior número possível de famílias possa ter acesso ao Conta pra Mim. Isso não impede que secretarias estaduais e municipais recomendem os conteúdos do programa para os professores da educação infantil. 

O futuro de uma criança começa a ser desenhado no ambiente familiar, principalmente ao longo da primeira infância. Por isso, seguindo os rumos apontados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), o Ministério da Educação lançou o programa Conta pra Mim, que tem como objetivo a ampla promoção da Literacia Familiar. Afinal, a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita começa em casa, na convivência entre pais e filhos.

Receba posts por e-mail!

Receba posts por e-mail!

O acervo conta com 40 quarenta livros digitais para download gratuito, além de vídeos com fábulas de Monteiro Lobato narradas pelo cantor e compositor Toquinho.

O Via Carreira é um portal que fornece materiais informativos e educativos para estudantes, professores, acadêmicos e profissionais que já estão ou precisam voltar ao mercado de trabalho.

Páginas

Por serem as figuras mais importantes na vida dos filhos, tudo o que os pais falam e fazem tem um peso enorme sobre as crianças, tanto para o bem quanto para o mal. Para que a criança desenvolva e aprimore as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever, é importante que ela seja uma criança motivada e confiante.

Pesquisas mostram que, entre as famílias pobres e as famílias de classe média alta, há um abismo tanto na qualidade quanto na quantidade das interações verbais entre pais e filhos.

Evidências

A família exerce uma influência enorme sobre o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Por isso, o ambiente familiar, sobretudo durante a primeira infância (de 0 a 6 anos de idade), é decisivo para o futuro escolar das crianças.

Para promover o hábito da leitura em família, o Ministério da Educação lançou o programa Conta pra mim. A iniciativa reúne uma série de atividades lúdicas para que mães e pais estimulem as crianças no desenvolvimento da oralidade, na criação de vocabulário e na experiência das linguagens falada e escrita.

A partir de articulação com as equipes da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, foram inseridas orientações referente à temática da literacia familiar na 3ª edição da Caderneta da Criança, publicada em 2021, importante documento que é entregue a todas as famílias brasileiras no momento do nascimento de seus filhos.

Objetivo

O MEC vai ofertar materiais de orientação, cursos, atividades e outros recursos, visando instituir e facilitar práticas de literacia por parte das famílias. A pasta também poderá apoiar iniciativas locais e regionais de desenvolvimento de literacia familiar, por meio da disponibilização de materiais de orientação, capacitações e outros recursos, materiais e financeiros, que venham a ser necessários.

O Ministério da Educação (MEC) formalizou o programa Conta pra Mim. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Alfabetização e tem o objetivo de orientar, estimular e promover práticas de literacia familiar em todo o território nacional.  

É o conjunto de estratégias e de atitudes que visam aumentar a quantidade e a qualidade do diálogo entre adultos e crianças. As práticas de interação verbal orientam os pais a como identificar, criar e aproveitar oportunidades no dia a dia para iniciar conversas que estimulem o desenvolvimento linguístico de seus filhos.

/fa-clock-o/ TOP DA SEMANA$type=list

/fa-clock-o/ TOP DA SEMANA$type=list

Além de estarem no site do programa, todos os vídeos estão hospedados na plataforma YouTube e organizados em playlists (clique em cada uma para acessar), da seguinte forma e com as respectivas histórias e cantigas: 

É interagir, conversar e ler em voz alta com seus filhos. É estimulá-los a desenvolver, por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever!

Na plataforma, você também encontra áudios das histórias e uma série de vídeos com dicas para mães e pais aproveitarem melhor o tempo com os filhos por meio da leitura, especialmente durante o isolamento social. Todos os vídeos do Conta pra mim têm versões com libras e estão legendados.

O que é o projeto conta pra mim?

Foi só recentemente que decidi ler o programa de alfabetização do Governo Federal: “Conta pra mim: guia de literacia familiar”, lançado no fim de 2019. ... É estimulá-los a desenvolver, por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever!

Quais são os facilitadores da alfabetização?

FATORES FACILITADORES DA ALFABETIZAÇÃO Ambiente alfabetizador: fazer da sala de aula um espaço onde ricos estímulos de aprendizagem estejam sempre presentes. É um ambiente que promove um conjunto de situações de uso real de leitura e de escrita, em que os educandos têm a oportunidade de participar.

Como faço para me cadastrar no MEC?

Para se cadastrar no sistema o primeiro passo a ser seguido é acessar o sistema http://cnrms.mec.gov.br/. Ir na aba “Solicitar Acesso ao Sistema” e clicar na área “ Outros Usuários”. Ao clicar na área de solicitar acesso você será direcionado para a tela inicial de cadastro no sistema.

Como fazer o cadastro da escola estadual?

Como acessar – Para atualizar o cadastro, basta o aluno ou responsável acessar o painel do aluno, com os dados utilizados para identificação dos estudantes. Para maiores informações é só entrar em contato com a Central de Matrículas, pelo telefone

Como faço para saber se meu nome está inscrito no MEC?

Veja como fazer:

  1. Acesse o site e-MEC.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”. ...
  3. Na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.
  4. No campo logo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade ou universidade sobre a qual você quer se informar.

Quem tem cadastro no MEC?

Devem se inscrever todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de ensino superior.

O que é um cadastro no MEC?

Cadastro. O Cadastro da Educação Superior (Cadastro e-MEC) é uma ferramenta que permite ao público a consulta de dados sobre instituições de educação superior e seus cursos.

O que é cadastro no MEC?

Cadastro nacional vai reunir informações sobre diplomas “Todos os diplomas do Brasil estarão em um único cadastro, público e transparente. Assim saberemos se qualquer pessoa é formada ou não, em qual curso, quando se formou e qual instituição”, disse.

Como saber se o curso técnico é reconhecido pelo MEC?

Como consultar? O MEC possui um portal chamado Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), que informa sobre todos os cursos técnicos do país registrados no Ministério.

Como entrar no portal do MEC?

A busca é simples, basta acessar portal.mec.gov.br/novoscaminhos, indicar estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade. As instituições cadastradas e com cursos já disponíveis vão aparecer na sua tela.

Como participar do novos caminhos?

A oportunidade de qualificação profissional ofertada pelo IFSC faz parte das ações do programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC). São oferecidas 400 vagas e a seleção será realizada por meio de sorteio público em 21 de maio. O curso é gratuito, sem taxa de inscrição. Confira outros detalhes no edital.

Quem pode se inscrever no programa Novos Caminhos?

Os interessados podem se inscrever aqui. As vagas são destinadas, preferencialmente, para pessoas de baixa renda inscritas em programas de transferência de renda do governo federal ou distrital.

Quem pode participar do Programa Novos Caminhos?

Há oportunidades para quem tem ensino fundamental completo e ensino médio. Os cursos têm duração de 4 a 6 meses, a previsão para o início das aulas é dia 27 de maio. Novos Caminhos – O Programa Novos Caminhos abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro.

Como funciona o Programa Novos Caminhos?

Bolsas de estudos. O programa Novos Caminhos é um conjunto de ações do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), para fortalecer a educação profissional e tecnológica no país. Criado em 2019, o projeto substitui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Quais os cursos do Programa Novos Caminhos?

Programa Novos Caminhos oferece 3.

O que faz o Ministério da Educação?

O Ministério da Educação é o braço do governo responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE). Todo o sistema educacional brasileiro, desde a educação infantil até profissional e tecnológica, está sob responsabilidade deste ministério.

O que é o MEC e para que serve?

Conheça a função do Ministério da Educação (MEC) e como ele atua! ... O MEC cuida de todo o sistema educacional brasileiro, desde a educação infantil até a profissional e tecnológica. Além disso, é responsável pela elaboração da Política Nacional de Educação (PNE).

O que é o MEC e qual sua função?

Se você já fez a prova do Enem ou consultou a nota de cursos e faculdades, sem dúvidas você já ouviu falar do MEC – Ministério da Educação. ... O MEC é um órgão do governo federal que trata dos assuntos relacionados à educação e cultura de todo o território nacional.

O que o governo pode fazer para melhorar a educação?

Como melhorar a qualidade na educação?

  • Capacitação e valorização dos professores. ...
  • Adoção de uma plataforma de ensino. ...
  • Estímulo ao protagonismo dos alunos. ...
  • Desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno. ...
  • Inserção da tecnologia na sala de aula. ...
  • Uso de material didático contextualizado. ...
  • Melhora do ambiente educativo.