Significado de Convém substantivo deverbal Ação de convir, concordar, de aceitar ou de admitir: a ideia não convém com o propósito do trabalho. Ação de combinar, de condizer: este vestido não convém com o sapato. Ato de ser conveniente, adequado, útil ou proveitoso: este é o carro que nos convém.
Na frase do jornal, o verbo deveria ter ficado no singular, já que se refere ao pronome "o", equivalente a "aquilo": o (aquilo) que lhes cabe, o (aquilo) que lhes falta, o (aquilo) que lhes resta, o (aquilo) que lhes interessa, o (aquilo) que lhes convém. É isso.
As palavras convém e convêm existem na língua portuguesa e estão corretas. São formas conjugadas do verbo convir no presente do indicativo. Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas verbais. Convém, com acento agudo, indica a 3.
O verbo convir, no presente do indicativo, é escrito com acento agudo na 3. ª pessoa do singular e com acento circunflexo na 3. ª pessoa do plural: ele convém, eles convêm.
Resposta. Porque ela termina em "em" e toda óxitona terminada em "Em" é acentuada.
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
O acento diferencial é utilizado para permitir a identificação mais fácil de palavras homófonas, ou seja, que têm a mesma pronúncia. Atualmente, usamos o acento diferencial - agudo ou circunflexo - em vocábulos como pára(forma verbal), a fim de não confundir com para (a preposição), entre vários outros exemplos.
Contém e contêm são formas conjugadas do verbo conter no presente do indicativo. ... Contem, sem acento, não é uma forma conjugada do verbo conter, mas do verbo contar. O verbo conter é sinônimo de abranger, englobar, incluir, abarcar, comportar, controlar, reprimir e dominar, entre outros.
“Contém” e “contêm” são formas conjugadas do verbo “conter” no presente do indicativo, mas estão conjugadas em diferentes pessoas. A forma “contém”, com acento agudo, está na 3ª pessoa do singular; “contêm”, com acento circunflexo, está na 3ª pessoa do plural.
Significado de Contém substantivo deverbal Ação do verbo conter; ato de reter, de carregar ou de guardar em si: o documento contém as informações mais importantes; nesta análise se contém os fundamentos do capitalismo. Etimologia (origem da palavra contém). Forma Der. de conter.
Verbo contar, sendo usado no sentido de oferecer-se para ajudar outra pessoa. Exemplos: Contem comigo para o que precisarem. Nem contem comigo para fazer coisas erradas.
Amiga, você não faz ideia do quanto você é especial para mim. Você sabe que sempre que precisar de alguma coisa, pode contar comigo, não importa o momento, seja ele de tristeza ou alegria, estarei sempre contigo. Amiga, não quero nunca perder sua amizade, ela é tudo para mim.
Escreve-se contêm. Trata-se da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo conter (eu contenho, tu conténs, ele contém, nós contemos, vós contendes, eles contêm).
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair. Poder significa ter capacidade, direito, autoridade, sendo sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar e tolerar, entre outros.
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Agora observe: Quando eu puder te ajudar, assim farei!
1) apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito, ou seja, é flexionado, conjugado: podem. Verbos que sofrem flexão nas locuções são chamados de auxiliares. Os auxiliares exprimem uma ideia acessória, além do modo, tempo, pessoa e número do sujeito. 2) o segundo verbo da sequência não sofre flexão.
O verbo haver, quando seu sentido é de existir, é um verbo impessoal. ... No caso de outros verbos juntarem-se ao verbo haver (ou seja, uma locução verbal) – como os verbos dever e poder -, eles também ficam no singular, independentemente de o complemento estar no plural. Exemplos: Pode haver muitas coisas para revisar.
Em ambas as frases, o plural dos verbos “poder” e “dever” está errado. Isso porque “haver”, com sentido de “existir” ou “ocorrer”, é um verbo impessoal e não deve ser usado no plural. Por isso, nos exemplos acima, os verbos “dever” e “poder” ficam no singular. ...
A mesma explicação vale para as locuções que tenham o verbo "haver". Também ficam no singular: deve haver políticos desonestos, pode haver políticos desonestos, deverá haver políticos desonestos, poderá haver políticos desonestos. Só um detalhe: o verbo "existir" é pessoal, e não impessoal.
Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”.
A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.
Devem haver muitos alunos realizando a prova. / Podem haver diversos alunos realizando a prova. Ainda não haviam sido feitas as correções das provas. / Se houvessem estudado para a prova, não tirariam notas insuficientes.