O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral. Podemos caracterizá-lo como aquele conjunto de ossos que se localizam no eixo ou parte central do corpo.
Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno. Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).
O esqueleto apendicular compreende os ossos dos membros superiores e inferiores. Ele é responsável pela movimentação e sustentação do corpo. O corpo humano é formado ainda pelo esqueleto axial, constituído pelo crânio, caixa torácica e coluna vertebral.
O esqueleto axial consiste de 80 ossos na cabeça e tronco do corpo humano. Ele é composto por três partes: a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto axial também é caracterizado pela função de sustentação do corpo.
O esqueleto axial é formado pelos ossos que compõem o eixo do corpo e que sustentam e protegem os órgãos da cabeça, do pescoço e do tronco. O esqueleto apendicular é composto pelos ossos das extremidades superiores e inferiores e as cinturas que ancoram estas extremidades ao esqueleto axial.
Esqueleto apendicular: constituído por ossos dos membros superiores e inferiores e também da cintura escapular e pélvica. A cintura escapular é formada por clavícula e escápula, e a cintura pélvica é formada pelos ossos do quadril.
Significado de Apendicular adjetivo Relativo a apêndice; que não é essencial. Semelhante a um apêndice.
Alongado: externamente são ossos longos, mas diferencia-se por não possuir canal central e medula óssea amarela. Ex: costelas e clavículas. C) Curto: suas dimensões equivalem-se. Ex: carpo e tarso.
Ossos longos Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo. Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Estrutura dos Ossos A estrutura óssea é constituída de diversos tipos de tecido conjuntivo (denso, ósseo, adiposo, cartilaginoso e sanguíneo), além do tecido nervoso. É a mais externa, sendo uma membrana fina e fibrosa (tecido conjuntivo denso) que envolve o osso, exceto nas regiões de articulação (epífises).
O sistema esquelético é composto por ossos e cartilagens que estão perfeitamente arranjados na formação do nosso esqueleto.
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.
O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
2-São funções do sistema locomotor, exceto: A- Sustentação, filtragem e movimento do corpo.
O sistema musculoesquelético dá forma, estabilidade e movimento ao corpo humano. Ele é constituído pelos ossos (que formam o esqueleto), músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo.
Músculo Liso ou Não estriado Os músculos liso são aqueles que possuem contração involuntária. Eles estão localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos.
Cada fibra muscular isolada, cada fascículo e cada músculono seu conjunto, estão revestidos por tecido conjuntivo (fáscia muscular – esqueleto conectival). A fáscia é formada pelo tecido conjuntivo e o próprio músculo inteiro está envolvido por uma capa de tecido conjuntivo, chamado Epimísio.
As principais funções desse sistema são proteger, sustentar, armazenar os íons de cálcio e potássio, permitir o deslocamento do corpo, no todo ou em parte, e de produzir certas células do sangue.