Unix é um sistema operacional criado por Kenneth Thompson após um projeto de sistema operacional não ter dado certo. O Unix foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para SOs como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.
Linux Ubuntu Nos computadores domésticos, o Linux apesar de ser gratuito é muito pouco utilizado, mas a maioria de servidores, nas empresas, usam Linux porque é fácil de personalizar. As versões mais populares são Ubuntu, Debian, Linux Mint e fedora.
Linux está em praticamente todo lugar. O roteador da sua casa, por exemplo, muito provavelmente utiliza Linux, assim como o codificador da sua TV a cabo. A internet é em grande maioria sustentada por servidores com sistemas Linux e outras soluções sob licença GPL.
Um dispositivo é todo o componente de hardware, e do sistema operacional. Um dispositivo é “algo especial” que é compartilhado com o Kernel, ou seja, um exemplo de dispositivo são as impressoras, CD-ROMs, modems, portas, mouse, HDs, etc. No Linux, os dispositivos físicos são tratados como arquivos.
O kernel, se implementado corretamente, é imperceptível para o usuário. Ele funciona por conta próprio em um mundinho chamado espaço do kernel, onde aloca a memória e monitora onde todas as coisas são armazenadas. O que o usuário vê, por exemplo, os navegadores da web e arquivos, é chamado de espaço do usuário.
Para saber a versão do kernel, use o comando uname. É também possível descobrir a versão do kernel olhando o arquivo /proc/version. Neste caso, temos a distribuição Ubuntu com o kernel Linux 4.
O kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. ... Assim que você liga o PC, o kernel é acionado e começa a detectar todo o hardware que ele possui e o que precisa para funcionar (monitor, placa de vídeo, etc.).
Ao ligar um computador, o kernel é imediatamente acionado e começa a detectar o hardware que a máquina possui e ainda o que precisa para prosseguir em sua função. ... Em resumo, o kernel é o grande responsável por gerenciar os recursos do sistema e assim, permitir que os programas possam fazer uso deles.
O modo kernel é conhecido como privilegiado por ter acesso completo ao computador, a todas as partes do hardware. Já o modo usuário, que limita as ações para garantir a segurança e não comprometer nenhuma parte do próprio sistema. neste modo, é mais difícil de um aplicativo violar a privacidade de outro.
Em computação, o núcleo ou kernel é o componente central do sistema operativo da maioria dos computadores; ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware.
* “uname –a” – exibe o nome e a versão do kernel, o nome da máquina e arquitetura do sistema operacional (32 bits exibe x86 e 64 bits exibe x86_64).
Para ver no terminal informações como o nome e a versão da distribuição, bem como a versão do kernel, você pode usar os seguintes comandos:
no menu "Aplicativos". Desça a tela e toque em Sobre. Essa opção vai exibir os detalhes de software e hardware do Android. Dependendo da versão do sistema operacional, ela pode aparecer rotulada como Sobre o dispositivo, Sobre o telefone ou Sobre tablet.
Comando ls O comando ls é usado para visualizar conteúdos em um diretório. Por padrão, esse comando vai mostrar os conteúdos apenas do diretório atual em que você estiver. Se você quiser ver o conteúdo de outros diretórios, digite ls e, então, o caminho do diretório. ... ls -R vai listar todos os arquivos nos subdiretórios.
O comando pwd permite imprimir o nome do diretório de trabalho atual (caminho completo) no terminal do Linux / Unix. Desta forma, podemos saber qual o diretório aberto no momento.
Comando Linux Man. No Linux e em outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix , man é a interface usada para visualizar os manuais de referência do sistema.
O fdisk é o comando mais comumente usado para verificar as partições em um disco. O comando fdisk pode exibir as partições e detalhes como o tipo de sistema de arquivos.
Você pode listar os objetos disponíveis e determinar o número ou a letra da unidade de um objeto usando:
O DiskInternals Linux Reader permite ler partições de sistema de arquivos nos formatos Ext2 Ext3, Ext4, HFSe ReiserFS, bastante comuns no mundo Linux.
1° Alternativa - Ext2Fsd. Ext2Fsd é um driver de sistema de arquivos do Windows para os sistemas de arquivos Ext2, Ext3 e Ext4. Ele permite que o Windows consiga ler sistemas de arquivos Linux nativamente, proporcionando acesso ao sistema de arquivos via uma letra de unidade que qualquer programa pode acessar.
Como acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows O DiskInternals Linux Reader permite aos usuários acesso rápido e seguro somente com a possibilidade de leitura aos arquivos Ext2, Ext3 e Ext4 do Linux usando uma interface semelhante à do Windows Explorer padrão para exibir e extrair arquivos.
Com isso terminamos de configurar os dois SOs, ou seja, você estará apto a usar o Windows ou o Linux na hora que desejar, para alternar entre um e outro é só reiniciar o computador e selecionar qual OS quer entrar no menu de Boot.
Respostas (3)
Como selecionar o sistema operacional para boot É só selecionar o sistema operacional que deseja trabalhar e o mesmo inicializará normalmente. Quando for instalar o Windows e o Linux no mesmo computador, deverá ser instalado primeiro o Windows e depois o Linux, pois, neste caso, o Linux é que irá gerenciar o boot.
Em primeiro lugar, no Windows, vamos formatar a partição definida para arquivos. Para isso, clique sobre o ícone da partição não formatada, e formate-a com o sistema de arquivos desejado (NTFS ou FAT32). Caso você possua dúvidas sobre qual escolher, dê uma olhada no nosso guia sobre assunto.