Os sólidos solúveis contidos é o total de todos os sólidos dissolvidos na água, começando com açúcar, sais, proteínas, ácidos, etc. A leitura do valor medido é a soma total desses (MORAES, 2006).
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Normalmente toma-se essa relação em porcentagem, multiplicando a relação entre a pressão parcial da água e a pressão de vapor da água por 100, portanto, o valor da UR varia entre 0 e 100% para condições até a saturação de acordo com a temperatura.
Aprendendo a calcular umidade gravimétrica do solo
No ponto de máximo da função obtiveram-se a densidade do solo máxima (Dmax) e a umidade crítica de compactação (Uc) através das expressões: Dmax = - b/2a e Uc = - (b2 – 4ac)/4a , em que a, b e c são os coeficientes de ajustes das equações (Dias Junior & Miranda, 2000).
Umidade crítica: é o teor de umidade acima do qual o inchamento permanece praticamente constante.
A capacidade de retenção de água é obtida pela determinação da massa dos solos na capacidade de campo, subtraída da massa de água remanescente, obtida após a secagem livre (natural) do solo.
O valor da macroporosidade é obtido pela diferença da porosidade total e da microporosidade do solo (Equação 5). O valor da porosidade total não deve estar em porcentagem nesse cálculo, portanto deve-se dividir por 100 o valor da porosidade total antes de aplicar o cálculo da macroporosidade.
O volume dos sólidos (Vs) é obtido através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, o volume total da amostra (V) é calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática e por consequência, o volume de vazio (Vv) é a diferença entre os dois.
Fórmula: Como Calcular?