O cordão umbilical é uma estrutura importante que conecta o bebê em desenvolvimento à placenta. Ele mantém uma conexão vascular que permite que sangue rico em oxigênio chegue até o feto e que sangue rico em gás carbônico seja retirado de seu corpo, além de fornecer os nutrientes necessários.
Resposta. O cordão umbilical é a ligação física entre a mãe e o bebê em desenvolvimento. Os nutrientes, anticorpos e oxigênio passam da corrente sanguínea da mãe para a do bebê e fluem para dentro do corpo dele através da veia umbilical.
O cordão é formado a partir do saco amniótico (forma o epitélio do cordão), do alantoide (forma a veia e as artérias umbilicais) e da vesícula vitelínica. O feto fica dentro de uma bolsa cheia de líquido amniótico.
Diretrizes recentes do Programa de Reanimação Neonatal da Academia Americana de Pediatria recomendam o clampeamento do cordão umbilical retardado por pelo menos 30–60 segundos para a maioria dos bebês nascidos a termo e prematuros.
“Para os bebês saudáveis, que nascem no tempo normal, há uma recomendação para que os obstetras esperem pelo menos dois minutos ou até o cordão parar de pulsar para fazer o clampeamento.
Cordão umbilical: passo a passo para limpar
O machucado deve ser devidamente limpo para não infeccionar. O recomendado é utilizar cotonete e álcool (70%) para a higiene a cada troca de fralda. Se o local estiver bem sequinho é permitido cobri-lo, mas não utilize faixas para isso. Os pais devem ficar atentos ao umbigo e também ao bebê.