Em adultos, são observados níveis bastante elevados em apenas três condições clínicas: – Carcinoma Hepatocelular (CHC). – Tumores de células germinativas (tumor de testículo e ovário). – Tumores com metástases para o fígado (com origem em outros órgãos).
A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína solicitada quando há a necessidade de investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.
Basicamente, o exame é feito a partir de coletas de sangue, apesar de já existir um modelo que colhe a substância a partir da urina. O teste feito pelo sangue é executado no soro materno, usando o sangue venoso.
CA 125 - R$25,20 à vista - Labi Exames.
Alfafetoproteína - R$27,90 à vista - Labi Exames.
O valor normal de CA 125 no sangue é de até 35 U/mL, sendo valores acima desse considerados alterados e, na maioria das vezes indicativo de câncer de ovário ou endometriose, devendo o médico solicitar outros exames para chegar ao diagnóstico final.
As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.
Níveis elevados de CA125 estão associados a diversos tipos de câncer, tais como câncer de mama, de pulmão e, mais frequentemente, câncer de ovário2. Por outro lado, níveis aumentados também têm sido associados a outras doenças benignas, como endometriose e leiomioma3-6.
O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.
Qual exame detecta o Linfoma de Hodgkin? O hemograma completo (exame de sangue) deverá ser pedido, isso porque nele constam importantes dados utilizados em avaliação de risco da doença. A partir dos sintomas, o médico também irá solicitar uma biópsia do linfonodo, que será avaliada em laboratório.
O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea);