A obstrução do canal lacrimal (dacrioestenose) ocorre sempre que não existe uma correta drenagem das lágrimas, ou seja, o canal lacrimal encontra-se obstruído ou “entupido”, impedindo a normal drenagem (“passagem”) das lágrimas.
O saco lacrimal situa-se no aspecto inferomedial da órbita, encaixado em uma fossa profunda localizada no início do canal nasolacrimal formado pelo osso lacrimal e pelo processo frontal da maxila. O saco lacrimal é envolvido pela fáscia lacrimal e pela parte lacrimal do músculo orbicular do olho.
O saco lacrimal é uma pequena câmara para a qual as lágrimas são drenadas. A causa comum da dacriocistite é a obstrução do canal nasolacrimal, que drena as lágrimas do saco lacrimal para o nariz.
O caminho da lágrima Produzidas pelas glândulas lacrimais, localizadas atrás das pálpebras superiores, as lágrimas fluem para a superfície dos olhos. São então drenadas por meio de duas aberturas para dentro do saco lacrimal e, por sua vez, caminhando para o tubo do canal lacrimal para o nariz e a garganta.
O que fazer para limpar os olhos do bebê Molhar uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico ou chá de camomila acabado de fazer, mas quase frio; Passar a compressa ou gaze num olho de cada vez, no sentido do canto do olho para fora, para não entupir o canal lacrimal, como mostra a imagem acima.
Os pais devem:
Para o soro fisiológico caseiro, use sal de cozinha ou sal marinho fino. O sal grosso não se dissolve tão bem e pode causar irritação; Não use soro fisiológico para limpar ou armazenar suas lentes de contato; Não aplique soro fisiológico no olho.