Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os afrescos "As provações de Moisés, "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo".
Resposta. O pintor retratava em suas obras a melancolia, a tristeza e a desesperança. Pintou imponentes e importantes figuras femininas. Nas obras aparecem, principalmente, elementos da cultura grega antiga e elementos religiosos, por conta disso, o artista recebeu várias encomendas de igrejas e papas.
A Primavera
Sandro Botticelli (1445-1510) Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus. Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.
Vários cientistas foram igualmente importantes como Galileu Galilei, astrônomo italiano que aprofundou os estudos de Copérnico; Johannes Kepler, discorrendo sobre os eclipses lunar e solar; Francis Bacon, criador do “método científico”; René Descartes, “pai do racionalismo”; Isaac Newton, “pai da física e da mecânica ...
Galileu Galilei (1564-1642): astrônomo, físico, matemático e filósofo italiano, Galileu foi defensor da Teoria Heliocêntrica de Copérnico, sendo considerado um dos fundadores da geometria moderna e da física. Além disso, aperfeiçoou o telescópio, inventou o microscópio com duas lentes e o compasso geométrico.
A arte do Renascimento se caracterizou pela influência greco-romana e por perceber a arte como reflexo da natureza e com o homem como foco central. A principal inovação na arquitetura foi parar com as construções gigantescas e começar construções com tamanhos mais humanos.
A Literatura no Renascimento Fizeram, no entanto, uma imitação criativa e inovadora. O facto de se corresponderem em Latim e grego e de inicialmente escreverem as suas obras nessas línguas facilitou a divulgação das obras literárias dos humanistas pela Europa Culta. A partir do séc.
Resposta. Porque o nome "renascimento" significa um período que se renasce, como se antes (a Idade Média) fosse um período "morto", que muitas vezes é conhecido como Idade das Trevas, o que não é verdade, pois não foi só no renascimento que houveram descobertas e avanços na cultura.
Resposta. Porque foi o período em que a igreja católica começou a perder o absolutismo sobre tudo e todos. O ser humano passou a tentar compreender o mundo fora do âmbito religioso, e assim todos aqueles dogmas e tradições começaram a ser questionados.
As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos. O renascimento foi um período que se iniciou no século XIV, na Itália e depois se espalhou pela Europa.
Resposta: O desenvolvimento do Renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV. Grande parte das características da arte grega e romana foi resgatada pelos artistas italianos na fase do Renascimento.
Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
Renascimento é a arte do Humanismo. Racionalismo: Começam a utilizar a razão nas obras, a busca pela verdade. Naturalismo: Valorizam a natureza. Classicismo: Valorizam a cultura da Antiguidade Clássica, que estava perdida durante a idade média.