A teníase é uma infecção causada pelo verme adulto de Taenia sp., popularmente conhecido como solitária, no intestino delgado, podendo dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.
A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática.
A ancilostomíase, também chamada de ancilostomose e popularmente conhecida como amarelão, é uma parasitose intestinal que pode ser causada pelo parasita Ancylostoma duodenale ou pelo Necator americanus e que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas, como irritação na pele, diarreia e dor na barriga, além poder ...
“Amarelão”: doença causada por verme atinge cerca de 740 milhões de pessoas. Também conhecida como “amarelão”, esta é uma doença provocada por vermes nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Estes se instalam no sistema digestivo dos seres humanos e passam a se alimentar do sangue do hospedeiro ...
Estrongiloidíase é a infecção causada por Strongyloides stercoralis. Manifestações incluem exantema e sintomas pulmonares (incluindo tosse e sibilos), eosinofilia e dor abdominal com diarreia.
Além da invasão da pele, a estrongiloidíase também pode ser adquirida pela via oral, através da ingestão de água contaminada ou quando o paciente ingere alimentos preparados por mãos infectadas, não adequadamente lavadas após uma evacuação. Após a penetração na pele, as larvas migram para os pulmões.
Os sintomas da ascaridíase relacionados ao sistema gastrointestinal são: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, distensão abdominal e perda de peso. Eliminação de vermes adultos visíveis nas fezes também pode ocorrer.